Uma parte do mundo parou nesta segunda-feira. Estarrecidos, cerca de 2 bilhões e meio de pessoas ficaram sem poder usar o WhatsApp, Facebook e Instagram. Uma pane, ainda sem explicação, tirou do ar as duas redes sociais e o aplicativo de mensagens. O texto cifrado que aparecia nas páginas que nos conectam com o mundo dá título a esta crônica. Traduzindo do “internetês”, algo como erro no servidor.
Caos total! Da marcação de consultas médicas a negócios milionários, tudo foi afetado pelo “apagão” tecnológico. A queda nas ações das empresas deixou Mark Zuckerberg 6 bilhões de dólares mais “pobre”.
Para muitos, foi um alívio. Desconectar um pouco faz bem para nossa sanidade mental. Por outro lado, muita gente depende de informações e contatos que acabaram confluindo unicamente para o WhatsApp. Vacilo, né? Tem que ter um plano B. Muita gente foi pro Twitter pra saber o que estava acontecendo.
Ah, tudo bem, mas dá pra mandar mensagem pelo Insta ou Face… e aí você constata que eles também estão fora do ar. E agora?! Abro uma conta no Telegram? Vou ter que usar o celular como telefone? Mandar SMS? Acionar meu antigo ICQ? Msn? Que atraso…
Impotentes, vimos como somos dependentes das ferramentas gratuitas (será?) que um único jovem de inteligência brilhante nos disponibiliza. E que quando “dá pau” –porque tudo no mundo pode ter algum tipo de pane– acaba afetando empresas, negócios, comerciantes, pessoas. E a nossa ansiedade também. Por isso, relaxe. E quando isso acontecer de novo, que tal irmos para as calçadas com nossas cadeiras para uma boa conversa?
> Henrique Macedo é jornalista (MTb nº 29.028) e músico. Mora há 40 anos na Vila Ema.