Caravanas de Natal: uma das atrações do Natal Iluminado 2022 em São José. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Conheça a programação do Natal Iluminado, os horários de funcionamento do comércio e o esquema de fiscalização e segurança na região central e nos corredores de comércio dos bairros

 

DA REDAÇÃO

Natal Iluminado terá Papai Noel, caravanas e cinema

Neste ano, a programação do Natal Iluminado em São José dos Campos começa no próximo dia 7, às 19h30, com a abertura da Casa do Papai Noel, na Praça Afonso Pena, no Centro. Na mesma noite, sairão os primeiros passeios das Caravanas de Natal, compostas por três ônibus decorados com luzes LED, tendo a presença do Papai Noel.

As atividades contarão também com o Cinema nos Bairros, de 7 a 20 de dezembro. As sessões serão realizadas em escolas municipais e centros poliesportivos, sem necessidade de inscrição prévia. Bastará comparecer ao local com 15 minutos de antecedência.

Completando as atrações, a Fundação Cultural promoverá apresentações no pátio do Museu de Arte Sacra, no palco da Praça Afonso Pena e no Largo São Benedito.

Clique [aqui] e veja a programação completa de festividades da Prefeitura no mês de dezembro.

O Natal Iluminado é uma realização da Prefeitura de São José dos Campo com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Associação Comercial e Industrial (ACI).

PUBLICIDADE

Inscrições para caravanas

As inscrições começam nesta sexta-feira (2), a partir das 10h30, e prosseguem até segunda-feira (5), às 14h ou até o preenchimento do total de vagas. Os interessados poderão se cadastrar pela página de eventos do site da Prefeitura ou pelo app 156.

Serão abertas 120 vagas para cada dia de passeio. Antes de fazer a inscrição, é necessário definir o itinerário de preferência, pois não haverá possibilidade de troca da data escolhida após a validação.

Serão aceitas quatro inscrições por CPF. No caso de pessoas com menos de 18 anos de idade, apenas pai, mãe, avô, avó ou representante legal com procuração podem fazer a inscrição. Os cancelamentos devem ser feitos exclusivamente pelo app 156. Haverá três vagas por noite para cadeirantes.

O primeiro trajeto da caravana, no dia 7, terá saída às 19h15 do Cefe (Centro de Formação do Educador) e chegada na Praça Afonso Pena, onde será aberta a Casa do Papai Noel. Para os demais passeios, cada dia terá um ponto de partida e desembarque, sempre às 19h, para que a população possa escolher a data em que os ônibus estarão mais perto de seus bairros.

PUBLICIDADE

Comércio amplia horário

A partir desta quinta-feira (1º), o comércio da cidade começa a funcionar em horário especial em razão das vendas de Natal. A ampliação do funcionamento será gradativa, conforme a seguinte programação:

– De 1º a 4 – Quinta e sexta-feira (1º e 2), das 8h30 às 20h30; sábado (3), das 8h30 às 19h; domingo (4), das 10h às 16h.

– De 5 a 11 – dias úteis (5 a 9), das 8h30 às 21h30; sábado (10), das 8h30 às 19h; domingo (11), das 10h às 16h.

– De 12 a 18 – dias úteis (12 a 16), das 8h30 às 23h; sábado (17), das 8h30 às 20h; domingo (18), das 10h às 18h.

– De 19 a 24 – dias úteis (19 a 23), das 8h30 às 23h; sábado (24), das 8h30 às 18h.

PUBLICIDADE

XV de Novembro liberada para o Natal

A Prefeitura informou que irá liberar todo o trecho em obras de revitalização da Rua XV de Novembro para circulação de veículos e de pedestres a partir desta quinta-feira (1º). O objetivo da desmobilização da obra é facilitar o acesso ao comércio para as compras de Natal.

A obra está sendo realizada de forma sequencial. Em dezembro, será liberada com pavimento e contrapiso do calçamento em cinco dos seis quarteirões que integram o projeto, entre a Praça Padre João e a Rua Dolzani Ricardo. A retomada das obras está prevista para o mês de fevereiro de 2023.

PUBLICIDADE

GCM, PM e DFPM iniciam Operação Natal

Começa nesta quinta-feira (1º) a Operação Natal no centro da cidade e em corredores de comércio nos bairros. Serão empregadas equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais (DFPM) e da Guarda Civil Municipal (GCM). A Prefeitura explicou que começou esse trabalho em novembro, evitando o aparecimento de comércio irregular, e que irá ampliar a fiscalização em dezembro.

Na segurança, a Operação Natal prevê reforço na atuação da GCM e da Atividade Delegada da Polícia Militar para que os consumidores possam fazer as compras com tranquilidade. Além do Centro, o reforço será feito nos comércios de bairro, como os localizados nas avenidas Andrômeda (região sul) e Rui Barbosa (região norte).

PUBLICIDADE