Devido à idade, ele foi representado no evento por familiares; DCTA, Embraer, Invoz e outras empresas e entidades organizaram a homenagem
DA REDAÇÃO
Um evento realizado no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) na quarta-feira (11) reuniu mais de 100 pessoas para uma homenagem aos 92 anos do engenheiro Ozires Silva, completados no último dia 8. Coronel da Aeronáutica, ele é considerado o principal idealizador da Embraer.
Porém, a cerimônia não pôde contar com a presença do homenageado devido a cuidados com a sua saúde. Ele foi representado por familiares. Sua neta Ana Márcia leu a mensagem de agradecimento escrita pelo avô, onde Ozires relembrou a trajetória e concretização de seu sonho, a importância da educação e de como o Brasil ainda pode ser transformador em ideias.
Em seguida, as homenagens foram iniciadas. O engenheiro Emílio Matsuo, presidente do conselho deliberativo do Invoz –associação sem fins lucrativos para a promoção do empreendedorismo, cultura e educação–, sediado em São José dos Campos, à qual Ozires Silva é ligado, destacou:
“O legado de Ozires Silva é gigante. De garoto inquieto a engenheiro e empresário, ele nunca parou de contribuir para o nosso país. Foi presidente da Embraer, da Varig, da Petrobras e até hoje é um homem obstinado e defensor do poder transformador da educação”, enfatizou Matsuo.
“Vou destacar o ponto que acho mais marcante e que me emociona ao falar de Ozires Silva: a simplicidade na sua grandeza. A forma e o carinho com que nos recebe e conversa conosco, como se fôssemos iguais, me emociona”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente do Invoz.
Encerrando a homenagem do Invoz, o brigadeiro da reserva da Força Aérea Márcio Bhering Cardoso entregou aos bisnetos de Ozires, Guilherme e Pedro Henrique Pinheiro Royo, um cubo de cristal com gravação em 3D do avião Bandeirante, um dos primeiros projetos liderados por ele, que impulsionaria a criação da Embraer.
“O engenheiro Ozires Silva será sempre a principal referência de ousadia, empreendedorismo e inovação do Brasil, motivo de orgulho para cada um de nós da Embraer e fonte de inspiração para as novas gerações que acreditam no poder transformador da educação para o desenvolvimento do nosso país”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.
Philipp Klose-Morero, CEO da empresa Rödl & Partner South América, maior empresa de consultoria de língua alemã, destacou a parceria conquistada por Ozires Silva entre o Brasil e a Alemanha para o desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação do patrimônio histórico, que envolve a atuação dos governos, da iniciativa privada e da sociedade. O CEO veio acompanhado do cônsul da Suíça, Michael Schweizer.
Troféu e canção
O Instituto #BrazilsBest entregou para a filha de Ozires, Ana Maria, um troféu criado pelo designer alemão Hans Donner, que atua como embaixador do Instituto #BrazilsBest e é conhecido nacionalmente por desenvolver vinhetas para a TV Globo. O artista esteve presente no evento.
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) apresentou a canção intitulada “O Menino de Bauru”, composta pelo primeiro-tenente Betovem Dias e interpretada pela segundo-sargento Rebeca. A letra retrata o sonho de um menino do interior, dentre tantos no Brasil, que possuía o desejo de voar. E que, através de estudo e dedicação, superou as dificuldades de sua época e formou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na turma de 1962. Diz ainda que Ozires Silva, com seu pioneirismo e genialidade, sempre acreditou que o Brasil, país do pai da aviação, seria capaz de produzir aviões. Assim, dedicou-se à engenharia aeronáutica e tornou possível a fabricação da aeronave Bandeirante, avião que deu origem à Embraer.
Também participaram do evento: Ânima Educação, Pratt & Whitney Canadá, RDC – Construtora e Incorporadora, Power Pack – Representações e BL TZ – Broadcast.