Neste ano estarão disponíveis carnês impressos e no formato digital. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Os carnês impressos já começaram a ser distribuídos, mas quem fez a opção no ano passado receberá o carnê digital em seu e-mail

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta primeira quinzena de janeiro a distribuição dos 260 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referentes ao ano de 2023. Com formato diferente dos carnês de anos anteriores, o novo reúne todos os boletos em apenas uma folha.

A Prefeitura garante que o modelo facilita o manuseio e, ao mesmo tempo, alega que ele é mais sustentável, pois economiza papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Nesse caso, a economia será total para quem optar pelo IPTU Digital.

Quem fez a adesão no ano passado receberá o carnê deste ano pelo seu e-mail cadastrado. Mas quem fizer o cadastro neste ano só passará a receber o documento no formato digital a partir de 2024.

A correção do imposto neste ano seguirá o índice oficial de inflação (INPC), que fechou em 5,97% nos últimos 12 meses.

Pedidos de desconto ou isenção devem ser solicitados até o vencimento da primeira parcela, sob pena de perda do benefício.

PUBLICIDADE

Formas de pagamento

O valor do IPTU 2023 poderá ser pago à vista em cota única, com desconto de 7,5%, ou parcelado em até 10 vezes. O vencimento da cota única ou da primeira parcela ficará entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O contribuinte terá a nova opção de pagar o imposto por pix, por meio da leitura do QR code identificado na cota única ou nas parcelas.

Boleto solidário

O boleto solidário deste ano, que acompanha os carnês, permitirá a contribuição com qualquer valor para projetos voltados ao bem-estar animal. A Prefeitura informou que toda a arrecadação será destinada a incentivar a posse responsável, o controle populacional de cães e gatos, o atendimento médico veterinário e a instalação de microchips nos animais. A contribuição não é obrigatória.

Não recebeu o carnê?

Ainda segundo a Prefeitura, os contribuintes que não receberem seus carnês poderão emiti-lo pelo site ou comparecer aos postos de atendimento. Mais informações, na página do IPTU, pelo Disk IPTU (3042-2799) ou pelo WhatsApp (3600-2555).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE