Fortes chuvas provocaram estragos em todo o Litoral Norte de São Paulo. Foto / Governo de SP/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Com primeiras mortes confirmadas, governo do estado mobiliza recursos para atender às vítimas das chuvas na região

 

DA AGÊNCIA BRASIL*

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na tarde deste domingo (19), em São Sebastião, que helicópteros da Polícia Militar e do Exército vão ser usados para transportar as equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município.

Chuvas intensas e persistentes atingem todo o litoral norte do estado de São Paulo desde a noite de sábado (18) e causam bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos e desabamentos, afetando o abastecimento de água na região.

De acordo com o governador, as estradas que dão acesso à praia Barra do Sahy e Baleia estão interrompidas. “Para que o socorro chegue imediatamente a essas regiões, a gente vai usar helicópteros Águia da Polícia Militar e os helicópteros do Exército”, disse.

“A gente pediu um apoio das Forças Armadas e fomos prontamente atendidos. O Batalhão de Aviação de Taubaté vai disponibilizar aeronaves de grande porte para que a gente possa, primeiro, deslocar tropas de bombeiros para lá, já que essa tropa não está conseguindo chegar para ajudar no resgate em razão do bloqueio das rodovias”, disse.

Até o final da tarde de domingo, duas mortes foram confirmadas na região do litoral norte paulista, uma mulher de 40 anos de idade, em São Sebastião, e uma criança, de 7 anos, em Ubatuba. O número de feridos é incerto.

“A gente não tem noção ainda. Falam em 30 [feridos], mas pode ser mais. A gente está deslocando de helicóptero os primeiros bombeiros e médicos para a região justamente para fazer essa triagem”, disse Tarcísio.

O governador informou ainda que, inicialmente, os feridos serão encaminhados para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Assim que a capacidade do hospital se esgotar, passará a ser utilizado o Hospital Regional de São José dos Campos e, posteriormente, o Hospital das Clínicas, na capital paulista.

PUBLICIDADE

Morte em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião confirmou na tarde deste domingo a morte de uma mulher de 40 anos de idade em decorrência das fortes chuvas que atingem a região desde a noite de sábado. A vítima era coordenadora do Programa Criança Feliz, projeto do governo federal. Também em São Sebastião, uma casa com três crianças dentro desabou na praia da Baleia. Ainda não há informações sobre as vítimas.

Morte em Ubatuba

Uma criança de 7 anos de idade morreu na madrugada de domingo no município de Ubatuba em decorrência de um deslizamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma rocha atingiu a casa onde estava o menor. A morte foi constatada no local por um médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A ocorrência foi atendida por duas equipes do Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura de Ubatuba informou que na manhã de domingo havia 15 ruas alagadas na cidade e trechos da rodovia Rio-Santos, que atravessa o município, estavam interditados nos dois sentidos devido a queda de barreiras.

A cidade enfrenta ainda problemas no abastecimento de água. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), as fortes chuvas comprometeram a qualidade da água do manancial onde é feita a captação que abastece a região e o tratamento teve de ser interrompido para 40 bairros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE