O Hospital Municipal está oferecendo 200 vagas extras de mamografia em março, totalizando 500 exames disponíveis no hospital no mês da mulher.
A iniciativa faz parte de um pacote de ações voltadas ao atendimento da saúde da mulher que está sendo feito pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Saúde em março.
Os exames são realizados no Ambulatório da Mulher, no hospital. O agendamento para o HM e para toda a rede é feito pela Secretaria de Saúde.
A mamografia é um dos serviços do Ambulatório da Mulher, onde são oferecidas consultas com ginecologista, mastologista, exames preventivos e pré-natal para gravidez de alto risco, para mulheres que têm histórico de abortos, diabetes, pressão alta ou outras doenças.
Diagnóstico precoce
A busca pelo diagnóstico precoce é um diferencial no Ambulatório da Mulher. A unidade atende pacientes da rede pública que tiveram alguma alteração em seus exames clínicos ou de imagens.
No HM, a paciente é reavaliada por especialistas e encaminhada para o tratamento em poucos dias. Nos casos de câncer, o encaminhamento é feito para o hospital Pio XII, referência do SUS para a doença na cidade.
Segundo o mastologista Felipe Cordeiro da Fonseca, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e pode possibilitar um tratamento menos agressivo para a paciente.
“A mamografia é o único exame que demonstra redução do risco de mortalidade. Ele detecta possíveis lesões que ainda não são palpáveis, antes dos sintomas”, afirmou o médico.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
GALERIA DE FOTOS
Ambulatório da Mulher