Shangri-Lá tem capricho nos figurinos, técnicas circenses e muito humor. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Haverá bons shows no Mercadão e na praça Cônego Lima; Sesc, Sesi, Cine Teatro e Cine Santana também programaram atrações

 

DA REDAÇÃO

Shows nos 100 anos do Mercadão

O Mercado Municipal está comemorando 100 anos de história e, em comemoração, várias atrações serão apresentadas neste sábado. Confira: a partir das 8h30, apresentação da Banda de Santana; na sequência, os shows “Terra Batida”, com o Grupo Tapera; “Proseio”, com Nilton Blau; e “Bailinho do Zégui”, com Zégui Muricy.

Ao lado do Mercado, no Museu de Arte Sacra, continuam as exposições “Um Recorte da Exposição Arte Viva” e “Escola Belas Artes: Outros Caminhos”, com obras que retratam a trajetória e a cultura artística de São José dos Campos. O museu estará aberto das 9h às 14h.

A partir das 8h30, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – Centro).

Banda de Santana: uma das atrações nos 100 anos do Mercado Municipal. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Dupla faz show na praça

A dupla Deo Lopes e Victor Mendes vai levar à praça Cônego Lima o show “Concerto Sentido”, pelo projeto Arte na Praça, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos em conjunto com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O espetáculo reúne duas histórias e duas trajetórias que se juntaram na cidade. Desde então, os músicos passaram a se apresentar em dupla.

Após o show, às 11h30, haverá intervenções artísticas do projeto Arte nas Ruas.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h, na praça Cônego Lima – Centro.

Deo Lopes e Victor Mendes se apresentam na praça Cônego Lima. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Vale Nihon exalta cultura japonesa

De sexta-feira (10) a domingo (12), o centro da cidade está recebendo o Vale Nihon, que tem como destaques a cultura e a culinária do Japão. Entre as atrações, músicas e danças típicas, taiko (tambores) e pratos como yakissoba, sushi, sashimi, tempurá, guioza e yakitori. Pratos da culinária brasileira e internacional também estarão disponíveis para o público.

Ao mesmo tempo, no mesmo local, será realizada uma edição de “Valecomics Pocket”, formato que reúne animes, comics, cosplay e k-pop. Também estarão no evento desenhistas de manga-ká e artist alley.

Evento livre para todas as idades. Ingressos a R$ 20, com vendas online e em pontos de venda. Veja no site www.valenihon.com.br. Mais informações: (12) 99713-1997.

Sábado (11) e domingo (12), das 11h às 22h, na rua Sebastião Hummel, 728 – Centro.

Apresentação de taiko: uma das atrações do Vale Nihon. Foto / Divulgação

‘Elas na Literatura’

Desde terça-feira (7) e até o próximo domingo (12) está acontecendo a exposição “Elas na Literatura do Vale do Paraíba”, que apresenta a obra literária de 18 escritoras da região. O projeto é coordenado pelo Clube do Livro do Vale do Paraíba, Editora da Galeria e escritora Ana Pirolo. Haverá roda de conversa e sessão de autógrafos neste sábado, às 16h, e no domingo, às 10h.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 16h, no Pavilhão Alfredo Galvão do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

Dezoito escritoras da região apresentam suas obras no Vicentina. Foto / Divulgação

Teatro grátis no Sesi

Com a ajuda de uma trilha sonora especial e manipulação de objetos e bonecos, a peça “Os Criados do Barba Azul” é uma adaptação do conto clássico “O Barba Azul”, de Charles Perrault. Produzido pela Cia. Os Fabulistas, o espetáculo coloca como protagonistas o mordomo e a governanta que vivem em um casarão há muitos anos e protegem a mansão até de um suposto “intruso” que aparece por lá. Para isso, eles decidem contar ao tal visitante misterioso toda a terrível história do casarão e do seu temido dono: o Barba Azul.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Ingressos gratuitos disponíveis no Meu Sesi (/www.sesisp.org.br/Eventos). São permitidos dois ingressos por CPF. É preciso fazer cadastro no primeiro acesso à plataforma.

Às 16h, no Teatro do Sesi (avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

No Sesi, uma adaptação do conto clássico “O Barba Azul”. Foto / Divulgação

Shangri-Lá vai ao Sesc

Ambientada em um futuro não tão distante –e no também não tão distante Reino de Déjà Vans y Bregança–, a comédia “Shangri-Lá, Uma Distopia Tecnobrega” é centrada nos frequentadores do Shangri-Lá, misto de boteco, pensão e karaokê, em que funcionários e clientes se confundem na cumplicidade típica dos boêmios. Shangri-Lá é um espetáculo circense que tem como destaque o uso de máscaras de Bali.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 18h, na praça da unidade do Sesi de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

PUBLICIDADE

Cinema no Vicentina

“A Mulher Rei” é o título do filme que o Parque Vicentina Aranha exibe neste sábado à noite. No enredo, a Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis), que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos 18 e 19. Durante esse período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.

Evento com classificação etária para maiores de 14 anos. Entrada com ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível). Em caso de mau tempo a atividade será cancelada.

Às 19h, no telão de cinema ao ar livre do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

A história das mulheres guerreiras de Daomé estará na telona do Vicentina Aranha. Foto / Divulgação

Sarau Lilás na região norte

O Sarau Lilás vai reunir apresentações musicais, dança e lançamento de livro no Cine Santana. Alunos do Tap da Longevidade vão fazer uma apresentação de sapateado. Logo após, o Coral Canto e Encanto vai apresentar canções autorais. Em seguida, será a vez da cantora Ana Morena se apresentar. O evento será encerrado com o lançamento do livro “Jade: Uma Boneca Muito Especial”, de Mirian Cris. Durante o intervalo das atrações o público poderá participar declamando poesias ou com canções em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemora no último dia 8.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 20h, no Cine Santana (avenida Rui Barbosa, 2.005 – Santana).

PUBLICIDADE

Canções para ‘tocar no rádio’

O projeto “Sábados Musicais” traz o show “Essa é Pra Tocar no Rádio”, de Matheus Estevão, no Cine Teatro Benedito Alves. Matheus Estevão mexe com a memória afetiva do público apresentando canções que foram criadas para serem assobiadas e cantaroladas e viraram sucesso nacional, além de composições próprias.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar seu ingresso.

Às 20h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva (rua Rui Dória, 935 – Centro).

Matheus Estevão mostra no Cine Teatro canções que caíram no gosto popular. Foto / Paullo Amarall/FCCR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE