Outro destaque da agenda deste domingo é o encerramento da temporada do “Música ao Pôr do Sol” com show no Parque da Cidade
DA REDAÇÃO
No Bambuzal, Luara e as Comadres
“Samba de Maria” é o espetáculo de música popular realizado pelo grupo Luara Oliveira e as Comadres em homenagem à forte e marcante influência das mulheres na história desse gênero musical. O show é uma viagem musical que parte dos primeiros registros da participação da mulher no samba e termina em algumas cantoras da atualidade.
Evento livre para todas as idades. Entrada com ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível).
Às 10h30, no espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).
Shopping tem ‘festa do torresmo’
Desde quinta-feira o Shopping Jardim Oriente está recebendo o Torresmofest, considerado o maior festival de torresmo do Brasil. O evento termina neste domingo com diversos pratos preparados com carne suína, além de trucks com gastronomia variada, chope artesanal e shows ao vivo. No cardápio, joelho, leitão à pururuca, torresmo de rolo recheado e mineiro, costela suína, pernil, panceta, entre outras receitas. O espaço tem área infantil e é “pet friendly”.
Na programação musical, apresentam-se bandas covers. Confira: às 17h, Bohemian Rock, cover do Queen, e às 20h, Living in Sin, cover de Bon Jovi.
Evento livre para todas as idades com entrada e estacionamento gratuitos.
Das 12h às 22h, no Shopping Jardim Oriente (rua Andorra, 500 – Jardim América).
Capoeira e muito mais no Museu Vivo
A capoeirista Carla Alves de Carvalho, 40 anos, conhecida no meio como Carla Natureza, é uma das representantes da cultura popular local no Museu Vivo deste domingo. Carla é contra-mestra do Grupo Angoleiros do Sertão. Outro participante do encontro é o joseense Luiz Augusto dos Santos, o Dendê, 63 anos. Ele é artesão e mostrará a construção de instrumentos musicais utilizados na capoeira.
No mesmo espaço, a pernambucana Genilda de Souza fará uma receita de baião de dois, prato típico da culinária nordestina. O prato traz esse nome por ter na receita tanto o feijão (verde) como o arroz. Além disso, tem como característica a presença do queijo coalho cortado em fatias finas.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Das 14h às 17h, no Museu do Folclore de SJC (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Reflexões sobre o envelhecimento
O Coletivo Meu Alento apresenta sua obra em formato circense “Meu Alento”, no Parque da Cidade, pelo projeto cultural Domingo no Parque, da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O espetáculo retrata o envelhecimento e as dificuldades que vêm com o tempo. Em cena, idosos se equilibram e driblam tarefas do dia a dia, com muita acrobacia e malabares, demostrando suas aceitações nesse novo ciclo e motivos que os alentam a viver.
Evento gratuito e livre para todos os públicos. Em caso de previsão de chuva a apresentação será transferida para o Centro Cultural Clemente Gomes.
Às 15h, no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
Circenses de SP no Sesc
“Caravana Zona Leste”, realização do grupo Exército Contra Nada, é o nome do espetáculo com artistas vindos da zona leste de São Paulo. Seus nove integrantes fazem números de variedades como malabares, contorcionismo, acrobacia, monociclo e palhaçadas, acompanhados de uma banda ao vivo.
Evento gratuito e livre para todas as idades. Retirada de ingressos a partir das 14h30 para credencial plena e das 15h para demais interessados, havendo disponibilidade.
Às 16h, no solário do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
‘Pôr do Sol’ com show e troféus
A primeira fase do projeto Música ao Pôr do Sol está chegando ao fim. Foram mais de 550 apresentações, desde setembro do ano passado, envolvendo 315 músicos. Neste domingo, no palco do arquivo do Centro Cultural Clemente Gomes, os artistas vão receber troféus de participação e um videoclipe com suas apresentações, que servirão de portfólio para futuras oportunidades. O público também ganha com o último show desta temporada.
Sob a gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o projeto prevê a realização de performances em locais abertos, de fácil acesso ao público e sempre no horário do pôr do sol, às 17h, gratuitamente. Em breve será publicado novo edital de credenciamento dos artistas para a próxima temporada.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 17h, no palco do arquivo do Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Em busca do tesouro
O espetáculo infantil “Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido”, é a atração do projeto Algodão-doce, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), no Cine Teatro Benedito Alves. Na história, os piratas chegam à Ilha do Tesouro Perdido e encontram a menina Ariel, que tem nas mãos uma das partes do mapa que leva ao tesouro. Nessa busca, precisarão da ajuda dela e de toda a plateia para resolver os mistérios da ilha.
Evento livre para todas as idades. Entrada com ingresso solidário (um pacote de farinha de trigo ou fubá, que pode ser entregue no dia do evento).
Às 17h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva (rua Rui Dória, 935 – Centro).
> AVISO AOS PROMOTORES DE EVENTOS
O SuperBairro dá prioridade à divulgação, nesta seção, de eventos gratuitos ou com ingressos a preços populares. A divulgação de eventos comerciais pagos depende de oferecimento de vantagens aos leitores do SuperBairro. Contatos: 12 99717-1502, com Wagner Matheus.