O parque ocupa área de 643 hectares na região norte do município. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Após a reinauguração, estão sendo capacitados guias e monitores para o reinício das visitas ao mais importante patrimônio público de flora e fauna do município

 

DA REDAÇÃO

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR), que ocupa uma área em torno de 243 hectares de vegetação na região norte de São José dos Campos, foi reinaugurado na última sexta-feira (24). O parque é uma das principais unidades de conservação –área natural protegida– do município, protegendo o bioma Mata Atlântica e fauna silvestre. A reinauguração teve a presença do prefeito Anderson Farias (PSD) e do secretário municipal de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara.

O parque suspendeu as atividades de visitação em virtude da execução de obras de reforma da estrutura física, melhorias de acessibilidade e instalação de um sistema de saneamento dos sanitários, além de um biodigestor, equipamento que transforma os resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas de ovo e de vegetais, dejetos animais, entre outros), em biogás, energia renovável que será canalizada para uso na cozinha.

Em breve os agendamentos serão retomados, após a conclusão da capacitação de novos guias e monitores. O PNMAR oferece a oportunidade de turismo ecológico e de contemplação, educação ambiental, além de realização de pesquisas científicas. Conta ainda com um patrimônio histórico preservado, o primeiro sistema de captação, tratamento e abastecimento público de água do município, construído em 1909.

O patrimônio natural do PNMAR presta diversos serviços ambientais, entre eles proteção de parte do ecossistema, da fauna, flora e seu habitat; produção e proteção dos recursos hídricos e abastecimento do lençol freático; proteção de áreas com risco de erosão e movimento de massa e controle de cheia, inundação, alagamento e enxurradas; regulação microclimática e auxílio na recuperação atmosférica, filtrando o ar poluído, além da melhoria da qualidade de vida de moradores do entorno e visitantes.

Sede do parque: pronta para receber visitantes e pesquisadores. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Biodiversidade

O parque está dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e abriga importante remanescente da vegetação de Mata Atlântica. Em seu território estão diversas espécies da fauna silvestre nativa e uma significativa flora regional com presença expressiva de palmito-juçara, espécie ameaçada e explorada de forma ilegal.

Dentre os animais silvestres nas matas do parque estão jaguatirica, cachorro-do-mato, veado catingueiro, cateto, guaxinim, lobo-guará, paca, quati, gavião-pega-macaco, tucano-de-bico-verde, gavião-pombo, anfíbios raros e variedade de aves.

Nas trilhas do PNMAR também podem ser apreciadas diversas espécies da flora nativa como o cedro-rosa, copaíbas, ipês, cambarás, embaúbas, canelas, jacarandá, angico, bromélias, marmelinho, entre outras.

A gestão do Parque Augusto Ruschi é feita pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura. A sede do parque fica na estrada municipal Antônio Ferreira da Silva (SJC-338), nº 1.000 – Bairro Costinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE