Prefeito Anderson Farias (PSD) participa de plantio de árvores durante a Semana do Meio Ambiente de 2022. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Atividades começam nesta quinta-feira e preveem plantios de árvores, palestras e rodas de conversas sobre assuntos ligados ao tema

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos programou várias atividades para a Semana do Meio Ambiente deste ano. Os eventos começam nesta quinta-feira (1º) com a implantação de um pomar na região de Eugênio Melo, que terá a participação de alunos do Projeto Enactus Unifesp São José dos Campos. O pomar será plantado em área de esquina da avenida Geraldo Fernandes da Silva com a Estrada Velha Rio-São Paulo.

A ação faz parte do programa “Pomares Nativos Educativos”, que visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em diversas regiões da cidade. Segundo a Prefeitura, os pomares têm um componente educativo e comunitário, tratando da importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local e contribuindo para o equilíbrio ecológico na cidade.

No mesmo dia, a Prefeitura promove uma oficina de compostagem para os servidores do Paço Municipal com o objetivo de sensibilizar esse público e aproximá-lo das boas práticas relacionadas ao meio ambiente.

Desde o início do projeto, já foram coletadas e compostadas 5,8 toneladas de lixo. Esse resíduo orgânico deixou de ter como destino o aterro sanitário, reduzindo o impacto ambiental e possibilitando a produção de adubo, que tem sido distribuído aos funcionários.

Serão prestadas informações com visita monitorada sobre todo o ciclo do processo realizado no Paço, desde a fase de reciclagem, passando pela compostagem, até o uso do biodigestor.

PUBLICIDADE

Programação

A programação da Semana do Meio Ambiente prevê também plantios de árvores, palestras e rodas de conversas com pesquisadores e interessados em fauna silvestre, saneamento ecológico, políticas públicas ambientais, descarte correto de resíduos, revitalização de nascentes e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais). As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia.

Sexta (2)

– 9h – Roda de conversa sobre Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais). No auditório da Casa do Café (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).

– 18h30 – Abertura oficial do Avoando SFX. No auditório da Emefi Mercedes Rachid (estrada municipal vereador Pedro David, 19.251 – São Francisco Xavier).

– 19h – Palestra: Manejo de fauna no Brasil: técnicas e avanços atuais. No bloco 8 da Univap (avenida Shishima Hifumi, 291 – Urbanova).

Sábado (3)

– 10h – Palestra: Importância da arborização urbana para a manutenção da Avifauna (Festival Avoando). No Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

Domingo (4)

– 10h – Batepapo: Políticas Públicas Ambientais de São José dos Campos. No Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

– 15h – Roda de conversa sobre resíduos eletroeletrônicos. No Shopping Jardim Oriente (rua Andorra, 500 – Jardim América).

Segunda (5)

– 9h – Plantio comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na avenida Aclimação – Jardim Alvorada.

– 19h30 – Roda de conversa sobre a melhoria da qualidade das águas dos rios urbanos. No Rotary Clube Satélite (rua Itapoã s/nº, praça Mário Cesare Porto – Jardim Satélite).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE