Entregue reformada, a balsa F-29 tem capacidade para transportar 40 veículos e 140 pedestres por viagem. Foto / Governo de SP/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Desde segunda-feira a embarcação FB-29 entrou em operação após receber melhorias; em junho será entregue aos usuários a FB-25, maior de todas as balsas do sistema

 

DA REDAÇÃO*

Desde segunda-feira (29), turistas e moradores das cidades de São Sebastião e Ilhabela passaram a contar com uma nova balsa para ligar as duas cidades. A secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) colocou em operação a FB-29, com capacidade operacional para transportar 40 veículos e 140 pedestres por viagem.

Segundo o Governo de São Paulo, a embarcação foi completamente reformada e modernizada, representando um investimento de R$ 6,8 milhões. Os trabalhos consumiram oito meses, gerando 110 empregos, entre diretos e indiretos.

“Com as melhorias, 128 mil habitantes da região são beneficiados diretamente com uma embarcação mais confortável e com mais agilidade no deslocamento diário. Estamos investindo na qualidade de atendimento, modernizando as travessias litorâneas para melhor atender ao cidadão”, afirmou a secretária da Semil, Natália Resende.

No próximo mês, a secretaria entregará a reforma da FB-25, a maior de todas as balsas, com capacidade para 70 veículos e 344 passageiros. Em continuidade ao projeto de modernização da frota, a FB-28 será a próxima embarcação a ser revitalizada. Ela saiu de operação na terça-feira (30), mas os usuários não serão prejudicados. Segundo a Semil, a frota para a travessia será mantida com nove embarcações (sete ferryboats e duas lanchas).

No mês de abril foi transportada na travessia São Sebastião/Ilhabela uma média diária de 4.500 pedestres, 940 ciclistas, 806 motos e 4.200 veículos, totalizando mais de 313,2 mil usuários no período.

 

*Com informações do Governo do Estado de SP

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE