Pinus de 29 metros de altura caiu sobre veículo de autoescola e matou uma pessoa. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Centenas de seguidores do SuperBairro comentaram a reportagem sobre a queda de árvore no Jardim Esplanada na última quarta-feira; a opinião geral é de que houve falha na avaliação do estado da árvore

 

DA REDAÇÃO

Desde a publicação no SuperBairro da reportagem intitulada “Prefeitura diz que árvore era saudável; análise foi superficial”, sobre a queda de uma árvore na avenida Paulista na manhã da quinta-feira (13), seguidores do portal estão comentando o assunto. E a quase unanimidade acredita que a árvore caída estava com seu estado fitossanitário comprometido.

Até as 18h desta segunda-feira (17), 369 seguidores haviam reagido com curtidas e emojis de espanto, tristeza ou raiva diante do que ocorreu e 30 compartilharam a reportagem em suas linhas do tempo. Um total de 173 comentários mostrou que a questão da arborização urbana desperta polêmica e interesse na população em geral.

Nas opiniões postadas no Facebook do SuperBairro, ficou claro que a grande maioria dos seguidores acredita que a árvore tombada na avenida Paulista –que atingiu um veículo de autoescola e matou a estudante de medicina Camila Martins Araújo, de 24 anos– estava comprometida, tendo suas raízes tomadas por cupins. Seguidores também sustentam que a prefeitura deveria ser acionada judicialmente para responder pelos efeitos da queda da árvore.

O SuperBairro fez contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (Seurbs) da prefeitura para deixar o espaço aberto para um comentário sobre as opiniões publicadas abaixo. Caso a prefeitura se manifeste, a nota será publicada na terça-feira (18).

Seguem opiniões sobre a queda da árvore. O SuperBairro revisou todas as postagens, corrigindo eventuais erros de ortografia e acentuação.

PUBLICIDADE

Sobre a queda da árvore na avenida Paulista

“Só de olhar já se vê que estava totalmente podre, a ruptura sem raiz é clara, cadê os botânicos independentes para fazer o laudo? Eu morei no Esplanada por muitos anos, se fizer um estudo sério a metade das árvores está com os troncos comprometidos, é só bater um ventinho mais forte e cai tudo.” (Luiz Cláudio)

“Pois é. Estava tão saudável que matou uma inocente. Quem fez o laudo e disse que estava saudável merece um diploma, né?” (Antero Policarpo)

“Que Deus conforte a família… Mas não pode ficar assim, tem muitas [árvores] correndo o risco de cair, estão podres ou muito pesadas nas ruas … quem está no trânsito está correndo perigo.” (Inez Garcia)

“Processo é certo, lamento pela morte precoce dessa linda menina. Que os familiares possam ficar bem, dentro do possível, e que ela descanse em paz.” (Rosangela Toledo Silva Fernandes)

“Nada saudável. Sim, tudo podre e há várias pela cidade assim. E dizem ser saudáveis. Uma árvore nessa altura não poderia estar nesse local!” (Eliana Magalhães)

“Uma árvore que quebra rente à raiz não era uma árvore saudável nem aqui nem na China. Poderiam já fazer as podas e manutenções preventivas enquanto não começam as chuvas. Se já está assim, imagina na época de chuvas.” (Geo Paiva)

“As folhagens, galhos e troncos até podem estar bons, mas têm que ser analisado principalmente se a raiz está rasa… aí um vento um pouco mais forte vai derrubar mesmo.” (Solange Izabel)

“Uma árvore com essa altura é um perigo, tem várias espalhadas pela cidade.” (Benedita do Nascimento Silva)

“Foi uma fatalidade. Infelizmente [a vítima], estava no lugar errado na hora errada.” (Edson José da Silva)

“Acho que podiam ver que a árvore já era muito antiga e muito alta.” (Puglia Marlene)

“Kkkkkk muito saudável, um verdadeiro arranha-céu torto.” (Anderson Oliveira)

“Meu Deus, olha o estado do tronco dessa árvore, todo destruído pelo cupim. É muito triste saber que estamos correndo risco em passar perto dessas áreas e perder a vida como essa jovem perdeu tão cedo.” (Nadir Oliveira Niza)

“Tão saudável que parece totalmente podre onde quebrou.” (Maria José Almeida)

“Só pela foto já dá para perceber o estado em que se encontrava a árvore! A prefeitura precisa começar uma renovação, retirar essas árvores velhas e fazer o plantio de novas, urgente!” (Marcos Savastano)

“Tem que dar um carro para a autoescola.” (Tereza Nogueira)

“Saudável, mas custou uma vida.” (Cidinhaassuncao Maria)

“Vocês, além de analisar se é saudável, têm que analisar ao redor dela, se ela tem outras em torno, porque é sabido que é muito fraca, mesmo saudável, se estiver sozinha irá cair… e com essa altura cai mesmo.” (Irene Marchesi)

“Que tipo de análise fizeram? Ela [está] toda podre, toda comida de cupim. Agora, quem vai indenizar a família da jovem? Algum órgão tem que ser penalizado por isso.” (Marcio do Carmo).

“Tem que acionar a prefeitura. Aconteceu comigo. Deixei o carro estacionado, deu uma chuva e uma jaqueira caiu bem no meio do carro, foi em Ribeirão, demorou mas pagaram.” (Sueli Menegário)

“Plantam uma árvore de grande porte em local inadequado, cortam a raiz e cimentam em volta e o resultado é esse. A família tem que receber, no mínimo, uma indenização.” (Nadir Santos Carvalho)

“Meus sentimentos a toda a família. Que Deus sempre console os corações.” (João Prado)

“Eu imagino se não fosse saudável!” (Mércia Oliveira)

“Tem que processar a prefeitura…” (Conceição R. R. Batista)

“Uma vida se foi.” (Rita Diniz)

“Não é o primeiro caso de análise furada da prefeitura. Se [foi] falha humana ou de equipamentos ultrapassados, esperamos que a mesma reveja seus procedimentos em relação à retirada de árvores para que a população tenha segurança.” (Maria Lia Prado)

“Não oferecia risco nenhum com o pé podre, caindo e matando uma pessoa.” (Celia Pinheiro)

“A árvore totalmente com pragas…” (Romilda Oliveira)

“Puxa vida, passo quase todo dia na avenida Paulista, ninguém imaginava que esta árvore pudesse cair. Tristeza pela morte prematura da jovem que fazia aula no carro da autoescola.” (Zelio Ribeiro Diniz)

“Culpado desse tipo de acidente é a própria prefeitura. Às vezes as árvores estão bem ruins e com problemas, mesmo assim eles impedem que aquelas árvores sejam cortadas. Agora deviam indenizar a família da jovem que faleceu.” (João Marcelino da Silva Marcelino)

“A prefeitura falhou nesta análise. Quem passou perto viu perfeitamente que o miolo do pinheiro estava todo podre.” (Benedito Reis)

“Cadê as raízes da árvore?” (Geneci Follmann)

“Será? Parece que não estava nada podre.” (Acacio Acrobasa Bike)

“Tem funcionários que ganham para verificar isso. A prefeitura tem culpa sim, na minha opinião.” (Marcilene Vilela Santos)

“[Tem] muita culpa sim e espero que a família não deixe isso pra lá.” (Neusa Furuzawa)

“Sempre assim, nunca apresenta risco. Só muda o endereço.” (Mauricio Romero)

“Quando solicitamos a remoção de uma árvore eles vêm falar que está boa. Uma vergonha. Esse acidente teria sido evitado.” (Silvio Tome)

“Sempre é assim mesmo, depois das tragédias todos querem tirar o seu da reta.” (Sebastião Batista)

“Saudável???????” (Nair das Neves)

“Imagina se ela estivesse podre.” (José Maria dos Reis Paiva)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE