Memorial fica na praça Heróis de Alcântara, no Jardim da Granja, região sudeste da cidade, onde está grande parte do complexo espacial e aeronáutico do município
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) entregaram nesta terça-feira (22) o monumento em homenagem às 21 vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, ocorrido há 20 anos.
O memorial fica na praça Heróis de Alcântara, no Jardim da Granja, região sudeste da cidade. A solenidade contou com a presença de familiares das vítimas e de autoridades militares e civis.
“A melhor forma de prestigiar é continuar trabalhando em prol desse programa [espacial]”, disse o tenente-brigadeiro-do-ar e diretor-geral do DCTA, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, durante a entrega do monumento. Medeiros afirmou que, graças à contribuição desses profissionais que trabalhavam no dia do “lamentável acidente, hoje o programa espacial brasileiro continua firme”.
O monumento, construído pela Prefeitura, exibe placas dos órgãos envolvidos no programa espacial e o nome de todas as vítimas. Durante o evento, além do descerramento da placa, os familiares presentes receberam medalhas lembrando o ocorrido.
A representante da comissão dos familiares, Doris Maciel Cezarini, agradeceu pelo “belíssimo símbolo” destinado às vítimas. Para ela, o importante é não esquecer a importância do trabalho que cada um estava desempenhando. “Eles estavam tão perto da conquista da soberania brasileira no lançamento de satélites e isso vale sempre ressaltar.”
Monumento
O monumento está erguido em uma base de concreto de seis metros de diâmetro. Foi construído um marco para instalação das placas institucionais e, ao lado dele, foi instalado um protótipo de foguete lançador de satélite montado pelo DCTA.
Há 20 anos, durante os preparativos para o lançamento do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS) do Programa Espacial Brasileiro, ocorreu um aquecimento em dos propulsores, causando um incêndio na plataforma de lançamento que acabou destruindo a Torre Móvel de Integração do veículo, vitimando 21 técnicos do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), órgão pertencente ao DCTA. O acidente ocorreu no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.