Luiz Paulo: além de relatar experiências pessoais, seus livros resgatam histórias da cidade e de seus personagens. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Luiz Paulo Costa e Wagner Marcílio levarão exemplares de livros de sua autoria para uma tarde de autógrafos e de conversas sobre suas carreiras e experiências

 

DA REDAÇÃO

O Shopping Esplanada vai realizar uma tarde de literatura nesta sexta-feira (8), a partir das 16h. Os escritores joseenses Luiz Paulo Costa e Wagner Marcílio estarão presentes para autografar seus livros e compartilhar histórias. O Shopping Esplanada fica na avenida São João, 644 – Jardim Esplanada, região central.

Luiz Paulo Costa

Joseense, 80 anos de idade, vive na Vila Adyana, na região central. Depois de iniciar carreira como jornalista, passando pelo jornal “ValeParaibano” e depois pela histórica revista “Realidade”, Luiz Paulo teve de interromper sua atividade em meados da década de 1970 em razão do clima político criado com a implantação do regime militar no país. A partir de sua soltura, entrou na política, tendo sido vereador no município durante 20 anos.

Luiz Paulo foi preso por duas vezes. Na segunda prisão, foi parar no DOI-Codi, onde foi barbaramente torturado. As histórias da prisão e tortura estão contadas em detalhes no seu sétimo e mais recente livro, “A Cadeira do Dragão”, lançado em 2022.

Seu primeiro livro foi “Na Luta Pelos Direitos do Povo”, em 1982, onde fez uma prestação de contas do primeiro mandato como vereador. Em seguida, vieram “Corrupção – A Câmara no Banco dos Réus”, em 1992; “Histórias & Estórias de São José dos Campos”, livro de crônicas lançado em 2005; “Álbum de São José dos Campos por Sérgio Weiss”, escrito junto com a filha Juliana Costa, também jornalista, em 2010; “A Sua Benção, Chico Triste”, em 2015; e a segunda edição de “Histórias & Estórias”, em 2017.

PUBLICIDADE

Wagner Marcílio

Formado em administração de empresas em 2005, iniciou uma carreira como fotógrafo de eventos em 2015. A partir de 2020, Wagner Marcílio se reencontrou com a literatura ao publicar poesias suas que estavam engavetadas há mais de 35 anos. Depois disso, não parou mais, tendo sete livros publicados até o momento.

São eles: “Eternas são as Palavras” (volumes I e II), que traz poesias de sua adolescência; “Nos Primórdios da Fotografia”, biografia de Ishiyodi Imoto, um dos mais antigos fotógrafos da cidade; “Mãe! – Cadê você meu filho?”, livro de autoajuda que traz depoimentos de mães que vivenciaram a partida de seus filhos; “Uma carta para alguém não importa a quem”, antologia organizada pelo escritor, que convida outros escritores a escreverem cartas escritas a mão para pessoas importantes da sociedade; “As Aventuras da Tartaruga Anna”, seu primeiro livro infantil; e “De Lobinho a Lobão”, livro infantil que trata da paixão de um jovem pelo movimento escoteiro.

Versatilidade: Wagner transita da poesia à literatura infantil, passando pelos gêneros da biografia e da autoajuda. Foto / Facebook / Reprodução

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE