O livro, com 876 páginas, será entregue gratuitamente aos presentes na noite de lançamento. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Obra de 876 páginas faz levantamento inédito e apresenta história, repertório e processos criativos de mais de 330 companhias teatrais do Interior e Litoral de São Paulo

 

DA REDAÇÃO

O livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo” será lançado nesta quarta-feira (4), na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, na capital. Trata-se do segundo volume publicado pelo selo Lucias sobre a produção teatral paulista.

O primeiro volume, que focava nos teatros de grupo da capital e Grande São Paulo, foi contemplado com o prêmio especial APCA 2021, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Este segundo volume abrange o Interior e o Litoral do estado. A publicação tem organização de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, Alexandre Mate, Elen Londero e Marcio Aquiles.

O livro é uma edição do selo Lucias da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social responsável pela criação e gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O trabalho envolveu uma rede de 50 pesquisadores, que mobilizou artistas e grupos de todas as regiões administrativas do estado para compor uma cartografia teatral inédita. A edição traz textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias de 335 coletivos. O material é complementado por artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores.

PUBLICIDADE

SP Escola de Teatro e Adaap

Inaugurada em 2010, a SP Escola de Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Adaap. O projeto de criação da Escola foi desenvolvido de 2005 a 2009 e se orienta a partir de três pilares: curso técnico, cursos de extensão e o Programa Kairós (atual Programa Oportunidades).

O selo Lucias tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Entre suas publicações estão os livros “Memórias do Cine Bijou”, de Marcio Aquiles; “Athos Abramos – O Crítico Reencontrado”, de Alcione Abramo e Jefferson Del Rios; e “A Digna 10 Anos”, de Maria Fernanda Vomero, Ana Vitória Bella, Helena Cardoso e Victor Nóvoa.

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – Lançamento do livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo”; organização: Alexandre Mate, Elen Londero, Ivam Cabral e Marcio Aquiles; 876 páginas

– Quem? – Selo Lucias/Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça)

– Quando? – quarta-feira (4 de outubro), às 19h

– Onde? – SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo/SP).

– Como? – Entrada livre com distribuição gratuita do livro para os presentes; posteriormente, o livro será disponibilizado para download gratuito no site da SP Escola de Teatro

PUBLICIDADE