A delegação conquistou o título com 262 pontos, tendo Santos como vice-campeã (240) e São Caetano em terceiro (214); desde 2017, ninguém vence São José nos Jogos Abertos
DA REDAÇÃO
São José dos Campos conquistou o título de campeã da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que terminou sábado (14) em São José do Rio Preto. É o quinto título consecutivo da cidade na competição, significando um período de hegemonia na maior competição entre cidades da América Latina.
O título foi conquistado de forma antecipada, um dia antes do encerramento dos Jogos. Com os resultados alcançados pelas equipes na sexta-feira, São José chegou a 230 pontos e não poderia mais ser alcançada pela segunda colocada, Santos, naquele momento com 207. No penúltimo dia, os atletas joseenses ganharam cinco medalhas de ouro (vôlei feminino sub-21, taekwondo masculino, taekwondo feminino, kickboxing masculino e damas feminino) e uma de bronze no kickboxing feminino.
Hegemonia
Este foi o sétimo título joseense ao longo de 85 anos de história da competição, conquistados nos anos de 1969 (Araraquara), 2014 (Bauru), 2017 (consórcio ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), 2018 (São Carlos), 2019 (Marília), 2022 (São Sebastião) e 2023 (São José do Rio Preto). Em 2020 e 2021 os Jogos Abertos não foram realizados devido à pandemia de covid-19.
Para o chefe da delegação joseense nos Jogos, Claudemir Cabral, o resultado é fruto de um grande trabalho dos atletas, comissões técnicas e equipe de apoio da Prefeitura. “Com muita alegria, levamos mais um título para São José dos Campos. Sabíamos que não seria fácil, pois Santos e São Caetano viriam fortes, mas a nossa delegação, com muito empenho, dedicação e planejamento, conseguiu buscar o quinto título consecutivo da competição”, afirmou.
A delegação de São José dos Campos foi formada por 46 equipes em 26 modalidades e 411 atletas (199 homens e 212 mulheres). Contou ainda com 90 membros de comissões técnicas e 73 da equipe de apoio, totalizando 574 pessoas.
São José nos 85º Jogos Abertos
– Ouro – basquete feminino sub-21, capoeira feminina, handebol feminino sub-21, karatê masculino, karatê feminino, xadrez masculino sub-21, xadrez feminino livre, tênis feminino sub-21, wrestling masculino, wrestling feminino, kickboxing masculino, damas feminino, vôlei feminino sub-21
– Prata – boxe masculino, boxe feminino, capoeira masculino, supino misto, judô feminino, judô masculino, tênis de mesa masculino livre, kickboxing feminino, taekwondo masculino, taekwondo feminino
– Bronze – basquete masculino sub-21, ginástica rítmica
– Quarto lugar – malha, tênis de mesa feminino livre
– Quinto lugar – ciclismo feminino, ginástica artística
– Sexto lugar – bocha
– Sétimo lugar – atletismo masculino, futebol feminino
– Oitavo lugar – atletismo feminino, biribol, ciclismo masculino
– Nono lugar – natação masculina, natação feminina
– 11º lugar – ginástica artística feminina
Classificação final