Mulher idosa é primeira vítima fatal da doença no município neste ano; ação nos dias D estadual e federal, no Campo dos Alemães, envolveu várias secretarias e soldados do Exército
DA REDAÇÃO
Os dias D estadual e nacional contra a dengue em São José dos Campos, na sexta-feira (1º) e sábado (2) respectivamente, foram realizados sob o impacto da primeira morte por dengue no município, ocorrida na quinta-feira (29). A vítima, uma mulher com mais de 65 anos de idade, começou a apresentar sintomas no dia 22 de fevereiro.
Além de confirmar o óbito, a Secretaria Estadual de Saúde também informou que no momento existem três mortes suspeitas na cidade, que estão sob investigação. Antes desta, a última morte por dengue em São José havia ocorrido em 2021.
A Prefeitura não se manifestou sobre a morte. Números da Vigilância Epidemiológica do município apontavam 5.038 casos confirmados de dengue até as 18h desta segunda-feira (4).
Dia D
Durante os dias D no Campo dos Alemães, foi montado um estande na praça Sebastião Minari com avenida dos Evangélicos para distribuição de panfletos e materiais orientando como evitar a dengue e contendo informações sobre a doença. Também foram executadas ações educativas, nebulização e controle de criadouros com visitas a residências.
Ao mesmo tempo, foram recolhidos, nas portas das casas, materiais que poderiam servir de criadouros do mosquito, como latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e outros recipientes que acumulem água.
A força-tarefa envolveu funcionários das secretarias municipais de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde), Proteção ao Cidadão (agentes da Defesa Civil), Manutenção da Cidade e Governança (Relações Comunitárias), além de soldados do Exército.