Crianças se refrescam ao ar livre na cidade de São Paulo, na sexta-feira, quando foi registrado o dia mais quente do ano. Foto / Tânia Rêgo/Agência Brasil

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Nesta sexta-feira, a cidade de São Paulo registrou a temperatura mais quente do ano; fim de semana no Rio deve ter sensação térmica de até 50°C; onda de calor atinge nove estados do país

 

DA REDAÇÃO*

A temperatura na cidade de São Paulo alcançou na sexta-feira (15) a marca de 34,3°C, a mais alta para um mês de março desde 2012, quando a mesma marca já havia sido atingida. O dado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa marca também iguala a maior temperatura já registrada neste ano na cidade, que ocorreu nos dias 8 e 9 de janeiro.

Já a maior máxima absoluta, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, que é a temperatura registrada em um único local, foi medida na estação meteorológica localizada na Mooca, zona leste, com 35,7°C. De acordo com o CGE, essa não foi a maior máxima absoluta do ano, que segue sendo a de 9 de janeiro, quando as estações da Mooca e da Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte, registraram a marca de 36,4°C.

A maior máxima média já registrada em um mês de março, de acordo com dados do CGE, ocorreu no dia 1º de março de 2012, com 35,3°C. Já a maior máxima absoluta ocorreu nos dias 9 e 10 de março de 2005, com 38,4°C em Parelheiros, zona sul.

Nesta semana, a Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em alerta para altas temperaturas. Neste sábado (16), a previsão é de outro dia de muito calor. De acordo com o CGE, a mínima deve oscilar em torno dos 22°C, enquanto a máxima pode superar os 35°C. No final da tarde, a chegada de uma brisa marítima pode provocar chuvas rápidas e muito isoladas na capital.

PUBLICIDADE

No Rio

O fim de semana no Rio de Janeiro deve apresentar sensação térmica superior aos 50°C. A previsão é do Sistema Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura. O motivo é a presença de uma massa de ar quente que está atuando em todo o estado. Segundo o Inmet, o estado do Rio está no alerta amarelo, com temperaturas 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.

As temperaturas estarão elevadas, principalmente no domingo e na segunda-feira, quando podem ficar perto de 40°C, e as sensações térmicas passarem de 50° C em alguns pontos da cidade, disse a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

No país

Nove estados estão sendo afetados pela atual onda de calor. No caso de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, há “potencial perigo” para elevação de temperaturas. No Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a classificação é de “grande perigo”. Ao todo, 1.066 municípios desses estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura.

 

*Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE