Com a orquestra sob a regência do maestro William Coelho, o concerto terá como solista a cantora Regiane Martinez. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Concerto “Beethoven: da Capo al Fine” marca o início da temporada oficial da Orquestra Joseense em 2024 no Teatro Municipal; espetáculo é gratuito com reserva de ingressos

 

DA REDAÇÃO

O Teatro Municipal de São José dos Campos abre, nesta quarta-feira (29), a temporada oficial de concertos da Orquestra Joseense com repertório especial de Beethoven. O retorno da orquestra ao palco mais importante da cidade terá a participação da solista Regiane Martinez.

Embora seja o primeiro concerto de 2024 no Teatro Municipal, a orquestra se apresentou em abril no encerramento da programação especial de 100 anos do Complexo Vicentina Aranha. O concerto teve a participação da doutora em música Raquel Aranha e do grupo Aguará em uma homenagem ao choro, o mais novo patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Regente e solista

O regente da orquestra é o maestro William Coelho, mestre em etnomusicologia pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), além de doutor em musicologia e bacharel em regência, também pela USP. Coelho já esteve à frente de grupos como a Orquestra Abaporu, o Coro da Osesp e a EOS Música Antiga USP.

A solista Regiane Martinez, bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista, é cantora, preparadora vocal, regente, professora de canto e integra o Coro da Osesp desde 2001, onde é monitora do naipe de sopranos. Em 2016, morando em Nova York (EUA), trabalhou junto a diversos conjuntos, especialmente o Essential Voices of USA, com o qual se apresentou no Carnegie Hall junto com a Orquestra New York Pops. É professora associada da Nysta – Associação dos Professores de Canto de Nova York e dedica-se como solista principalmente à literatura musical renascentista e barroca.

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Repertório*

– Grande Fuga – Op. 133 – Uma das últimas obras compostas por Beethoven –dois anos antes de sua morte–, a Grande Fuga foi escrita inicialmente como último movimento do Quarteto n.13 em Si bemol maior, Opus 130, mas acabou sendo publicada no ano seguinte como obra independente (Op.133). Composta quando Beethoven já estava completamente surdo, a obra foi recebida com estranheza pelo público, mesmo por aqueles acostumados com a linguagem do compositor, e foi taxada de “excêntrica” e “incompreensível”, pela elaboração intrincada das vozes, intenso cromatismo e dificuldade técnica “diabólica”.

– Ah! Perfido – Composta pelo jovem Beethoven, que tinha apenas 25 anos de idade, Ah! Perfido é uma obra para soprano e orquestra que se assemelha a uma cena de ópera, composta de um entrelaçamento entre recitativo e ária, mas escrita como peça avulsa e autônoma. O texto, tomado da ópera Achille in Sciro, de Pietro Metastasio, narra a personagem, abandonada por seu amado, implorando por justiça, dada a traição que sofrera. Todavia, ela se arrepende das injúrias proferidas e se entrega a um sentimento de autocomiseração.

– Sinfonia nº 1 em Dó maior – Op. 21 – Já em sua primeira sinfonia, Beethoven põe à prova seu domínio absoluto do gênero sinfônico do final do século XVIII, conseguindo, tanto manter o decoro de uma obra da qual se espera rigor, refinamento e eloquência, quanto desenvolver inúmeras inovações que, apesar de já presentes no discurso haydniano, dispõem agora, num tom ao mesmo tempo bem-humorado e austero, de um fôlego nunca antes testemunhado.

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Serviço

– O quê? – Concerto “Beethoven: da Capo al Fine”

– Quando? – Quarta-feira (29), às 20h

– Onde? – Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º piso do Shopping Centro – Centro).

– Como? – Entrada gratuita e livre para todas as idades, com reserva de ingressos. Clique [aqui] para reservar. Ingresso solidário opcional: um pacote de trigo ou fubá.

 

*O texto do repertório foi reproduzido de material de divulgação da Orquestra Joseense.