O debate desta quinta-feira (3) na TV Vanguarda, a partir das 22h, será o último grande evento do primeiro turno da campanha eleitoral em São José dos Campos. A propaganda gratuita no rádio e TV está em seu último dia e a campanha nas ruas, com distribuição de material, bandeiraços e carreatas só poderá ser realizada até as 22h do sábado (5).
No debate, tudo indica que o candidato Dr. Elton (União) vai tentar gastar seus últimos cartuchos para derrubar um dos dois adversários que ficaram à sua frente nas pesquisas eleitorais desta semana (leia abaixo). Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL), aqui relacionados em ordem alfabética, estão em empate técnico na liderança e tentarão evitar a recuperação do médico. Por isso, a previsão é que irão se defender mais do que atacar, já pensando no difícil segundo turno que terão pela frente.
Mas tudo pode ser diferente e, por isso, o debate é visto como altamente inflamável. De qualquer maneira, como nem Anderson nem Cury têm chance clara de vencer no primeiro turno, tudo indica que tentarão manter suas posições enquanto o Dr. Elton terá um desafio considerável pela frente: derrubar um dos dois adversários.
Vale a pena dormir mais tarde nesta quinta.
Veja o formato do debate
Participarão cinco dos seis candidatos, ficando de fora Toninho Ferreira (PSTU) pelo fato de o seu partido não ter representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Serão realizados quatro blocos, dois com perguntas de tema livre e dois com temas determinados, com espaço para considerações no final do debate. Os seguintes temas serão sorteados para os participantes: educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, habitação, meio ambiente, transporte público, saneamento, trânsito e geração de empregos.
Pesquisas apontam empate
As últimas pesquisas eleitorais, divulgadas pela TV Vanguarda na segunda-feira (30), não definem um favorito para ser o mais votado, mas apontam a tendência de que haverá segundo turno e ele será disputado por Anderson Farias e Cury, aqui ainda em ordem alfabética.
O Dr. Elton (União) chegou a ficar numericamente à frente de Anderson em pesquisa do Ipec divulgada no dia 17 de setembro (23% a 20%), mas viu o segundo turno mais distante nas duas pesquisas da Vanguarda. De qualquer forma, o médico está usando todos os recursos de campanha nas redes sociais para derrubar um dos dois candidatos que estão à sua frente.
– Ipec – No levantamento do Ipec (antigo Ibope) de segunda-feira, Anderson ficou em primeiro na pesquisa estimulada, com 31% das intenções de voto, seguido de Cury com 29%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, os dois ficaram tecnicamente empatados. Em terceiro, Dr. Elton marcou 18%. Na sequência, vieram Wagner Balieiro (PT), com 10%, Toninho Ferreira (PSTU), com 1% e Prof. Wilson Cabral (PDT), também com 1%. A pesquisa do Ipec ouviu 800 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro.
– Quaest – Também contratada pela TV Vanguarda, a pesquisa da Quaest colocou Cury na frente com 31%, tecnicamente empatado com Anderson, que marcou 26%. Na sequência, vieram Dr. Elton, 13%; Wagner Balieiro, 8%, Toninho Ferreira, 1% e Prof. Wilson Cabral, 1%. A pesquisa da Quaest ouviu 852 eleitores também entre 27 e 29 de setembro.
PALANQUE
Missão dada…
Quase aos 45 minutos do segundo tempo o candidato Eduardo Cury (PL) conseguiu o lance que buscava desde o início da partida: o apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele veio na terça-feira (1º), com direito a carreata pelas ruas do centro da cidade e vídeo para todo mundo ver.
Quem entende?
A poucos dias da eleição, a candidata a vereadora Patrícia Borges (União) traz um fato novo para a sua campanha. Ela participou de reunião, gravada em vídeo, com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, que anunciou um convite a Patrícia para ser secretária de esportes da Capital caso ele vença a eleição.
Tudo muito bom, mas ficou difícil para a candidata explicar para os seus apoiadores o que vai fazer se for eleita em São José e se Marçal foi eleito em São Paulo. São muitos “se”, mas vai que…
No templo do capitalismo
O candidato Toninho Ferreira (PSTU) também joga seus últimos lances neste primeiro turno. Ele fez campanha na portaria da Embraer na quarta-feira (2), buscando o voto dos trabalhadores da empresa. Toninho será o ausente do debate desta quinta-feira na TV Vanguarda por causa da legislação eleitoral.
Disputa paralela
A eleição em São José dos Campos chamou a atenção do “Estadão”, um dos maiores veículos de comunicação do país, que publicou extensa reportagem na quarta-feira (2). O motivo é relevante. O jornal vê São José como cenário de uma disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Gilberto Kassab (PSD), tendo como seus representantes locais Eduardo Cury e Anderson Farias. Ficou curioso? Clique [aqui] e leia o texto.
Bicho papão
O jornalista Rogério Corrêa será o mediador do debate desta quinta-feira na TV Vanguarda, justamente o “bicho papão” que tem povoado os pesadelos de alguns candidatos. Corrêa foi o autor de algumas das perguntas mais incisivas da campanha em São José nas sabatinas que a Vanguarda fez com os candidatos a prefeito.
TOQUE FINAL
“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.”
Carlos Drummond de Andrade
poeta brasileiro