O cantor Luiz Melodia recebe um tributo no coreto da praça e também terá documentário sobre sua carreira como tema de debate. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A histórica São Luiz do Paraitinga recebe o evento, de quinta a domingo, com 16 filmes nacionais e internacionais, shows e debates; toda a programação será gratuita

 

DA REDAÇÃO

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical está de volta a São Luiz do Paraitinga após uma primeira edição itinerante em 2023. O evento vai levar à cidade, entre a próxima quinta-feira (14) e domingo (17), uma programação gratuita de filmes, bate-papos e apresentações musicais.

Durante os quatro dias, as atrações vão ser realizadas no auditório da Biblioteca Municipal, no Mercado Municipal, no Coreto Elpídio dos Santos e no Café Cultural Mai Será o Binidito. O festival começa nesta quinta, às 11h30, com “Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade”, filme sobre o músico boêmio carioca, na biblioteca.

No mesmo dia, a biblioteca recebe os filmes “Funk Favela”, que mostra as multiplicidades e contradições desse movimento em São Paulo, às 15h; e “Let the Canary Sing”, sobre a estrela pop Cyndi Lauper, às 17h30. O último filme do dia, “Terra de Ciganos”, foi um dos destaques da edição paulistana do festival e será exibido no Mercado Municipal às 19h30. O documentário mostra como as comunidades ciganas preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

Atrações musicais

O coreto da praça será o palco dos três shows que fazem parte da programação do In-Edit. Na quinta-feira o quarteto Vitsa Ramanush vai misturar ritmos ciganos tradicionais e influências de world music.

Na sexta (15), será a vez do Tributo a Luiz Melodia, com Renato Piau e três artistas da cidade: Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade. No sábado (16), o Tributo aos Rolling Stones encerra a programação, com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, Zé Antonio Algodoal e músicos da banda Antiprisma. Os três shows começam às 21h.

O In-Edit também terá dois debates: na sexta, a jornalista Patricia Palumbo conversa sobre “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, documentário em que assina a direção musical. No sábado, Patricia retorna ao lado do diretor Riba de Castro para relembrar o Lira Paulistana, histórico espaço que foi berço da vanguarda musical paulistana, e avaliar o legado desse movimento.

“A edição do ano passado em São Luiz foi um grande sucesso, fazendo jus à tradição artística da cidade, especialmente relacionada à música. Por isso, fizemos questão de incluir a cidade na itinerância deste ano com uma programação recheada de filmes que foram destaque em São Paulo, inclusive os que receberam prêmio e menção honrosa”, afirma Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.

Clique [aqui] e veja a programação completa do festival.

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – In-Edit Brasil – São Luiz do Paraitinga

– Quando? – De 14 a 17 de novembro

– Onde? – Em São Luiz do Paraitinga. Locais: Biblioteca Municipal (Rua Monsenhor Ignácio Gioia); Mercado Municipal (Rua Monsenhor Ignácio Gioia); Coreto Elpídio dos Santos (Praça Dr. Oswaldo Cruz); Café Cultural Mai Será o Binidito (Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322).

– Como? – Todas as atrações do festival terão entrada gratuita

APOIO / SUPERBAIRRO