A greve durou quatro dias e terminou após negociação no TRT15 em Campinas. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Sindicato dos Químicos destaca conquistas e diz que “valores obtidos estão abaixo das expectativas da base, porém acima do que a empresa pretendia pagar”

 

DA REDAÇÃO

Terminou no sábado (30) a paralisação no parque industrial da Johnson & Johnson em São José dos Campos. Após quatro dias de braços cruzados, os grevistas conseguiram reajuste no ticket alimentação e no pagamento de horas extras, entre outros benefícios.

A decisão foi tomada pelos trabalhadores após a realização de três assembleias conduzidas pelo Sindicato dos Químicos de São José dos Campos, com o terceiro turno na noite de sexta-feira (29) e com o primeiro e segundo turnos no sábado. Todos decidiram pelo fim da paralisação. A decisão envolveu as empresas Johnson & Johnson do Brasil e Kenvue, que mantêm plantas industriais no parque.

Conquistas

A votação pelo retorno ao trabalho foi influenciada pelas negociações realizadas em audiência de conciliação na quinta-feira (28), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT15), em Campinas.

Segundo o sindicato, foi obtido o seguinte acordo: cesta de Natal de R$ 375; vale-alimentação de R$ 221 a partir de janeiro; pagamento de horas extras a 130% e 85%; renovação dos ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) por dois anos; e pagamento dos quatro dias de greve.

O sindicato, em nota, afirmou que “trabalhadores e trabalhadoras se sentem vitoriosos porque mantiveram a unidade total nos setores de produção e quebraram a intransigência da empresa que não queria dar aumento nem de 1 real”. E concluiu: “Os valores obtidos estão abaixo das expectativas da base, porém acima do que a empresa pretendia pagar.”

PUBLICIDADE

Outro lado

Contatada pelo SuperBairro, a Johnson & Johnson do Brasil não retornou. Não foi possível fazer contato com a empresa Kenvue. Havendo manifestação das empresas, o texto será atualizado.

APOIO / SUPERBAIRRO