Vídeo / SuperBairro
Apesar de quase não ter novidades, o anúncio do secretariado e de outros nomes do primeiro escalão do novo governo do prefeito Anderson Farias (PSD), que começa em 2025, feito no final da manhã desta sexta-feira (20) no Parque Vicentina Aranha, chamou bastante atenção.
Chamou atenção justamente pela falta de novidades na equipe, a maioria composta por nomes que, ou permanecerão nos mesmos cargos, ou já têm ou tiveram passagem pelo governo. A boa notícia é que não haverá nenhuma necessidade de período de adaptação e a nova gestão poderá decolar para valer desde o dia 1º de janeiro.
A má notícia nem existe porque, apesar de o anúncio de Anderson demonstrar certa falta de ousadia, não se pode negar que a opção por “não mexer em time que está ganhando” não pode ser criticada. Afinal, quem pode criticar um gestor que mantém a equipe de um governo bem avaliado e que venceu nas urnas?
O novo time
Secretarias
– Apoio Social ao Cidadão – Leandro Ray
– Assuntos Jurídicos – Gabriela Guerreiro
– Educação e Cidadania – Ruth Zorneta
– Obras – José Turano Junior
– Governança – Jhonis Santos
– Manutenção da Cidade – Bruno Santos
– Proteção ao Cidadão – Rafael Gustavo Batista da Silva
– Mobilidade Urbana – Gláucio Rocha
– Saúde – George Zenha
– Urbanismo e Sustentabilidade – Marcelo Manara
– Gestão Administrativa e Finanças – José Nabuco Sobrinho
– Projetos Especiais – Alexandre Blanco
Falta anunciar
– Esporte e Qualidade de Vida
– Inovação e Desenvolvimento Econômico
Outros
– Fundação Cultural Cassiano – Tom Freitas
– Urbam (Urbanizadora Municipal) – Ricardo Minoru
– Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) – Juvenil Silvério
– Fundo Social de Solidariedade – Sheila Thomaz
– IPSM (Instituto de Previdência do Servidor Municipal) – Devair Pietraroia da Silva
DANÇA DAS CADEIRAS
Quem mantém o cargo
Quatro nomes do time de Anderson mantiveram seus postos: Gláucio Rocha (Mobilidade Urbana), Marcelo Manara (Urbanismo e Sustentabilidade), Alexandre Blanco (Projetos Especiais), Tom Freitas (Fundação Cultural) e Devair Pietraroia (IPSM)..
Quem muda de “casa”
Jhonis Santos sai da Educação e vai para a Governança; Bruno Santos deixa a Proteção ao Cidadão e muda-se para a Manutenção da Cidade; George Zenha vai da Fundhas para a Saúde; José Nabuco Sobrinho deixa a Urbam e desembarca na Gestão Administrativa e Finanças; Ricardo Minoru sai da Manutenção da Cidade e vai para a Urbam; Fábio Pasquini deixa a Gestão Habitacional e Obras para ocupar a Habitação e Regularização Fundiária.
Quem volta ao time
José Turano Júnior, que já foi secretário de Gestão Habitacional e Obras com o prefeito Felicio Ramuth, retorna ao posto na Secretaria de Obras. Desmembrada, a Gestão Habitacional será uma nova secretaria, com o nome de Habitação e Regularização Fundiária.
Quem sobe de escalão
Já estavam no governo em outros cargos e agora chegam ao primeiro escalão: Leandro Ray (Apoio Social ao Cidadão), Ruth Zorneta (Educação e Cidadania) e Rafael Gustavo Batista da Silva (Proteção ao Cidadão),
Quem chega de fora
Juvenil Silvério (Fundhas), Gabriela Guerreiro (Assuntos Jurídicos) e Sheila Thomaz (Fundo Social de Solidariedade).
PONTO A PONTO
Crias da base
Como nos clubes de futebol, o grupo formado pelo ex-prefeito Felicio Ramuth investiu na base e agora promove suas “crias” ao time principal. É o caso de Leandro Ray e Rafael da Silva, que ganharam experiência sob o guarda-chuva de Anderson na Secretaria de Governança. Promovidos em temporadas passadas, Bruno Santos e George Zenha também são “meninos da Vila Santa Luzia”.
Maior surpresa
Sem analisar a competência pessoal da escolhida, sem dúvida a advogada Gabriela Guerreiro é a aposta mais ousada do prefeito Anderson no novo secretariado. Chama atenção a juventude da nova secretária em uma área tão desafiadora quando a de Assuntos Jurídicos.
Sobrevivência
Derrotado na eleição para a Câmara em outubro passado, depois de cinco mandatos consecutivos, o ex-vereador Juvenil Silvério (PSD) foi premiado com a presidência da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que representa o maior programa social tocado pela Prefeitura. Anderson até mencionou uma passagem antiga dele pela instituição, mas Juvenil terá que provar capacidade de gestão após 20 anos no Legislativo.
Portas abertas
Dando a entender que, como um bom pastor, não quer ver nenhuma de suas ovelhas desgarradas, o prefeito citou vários nomes que estão deixando o atual governo, garantindo que a maioria volta à Administração quando quiser.
*Arquivo atualizado às 17h15 do dia 20/12/24 para inclusão de fotografias.