Serão 60 novos leitos na 'enfermaria covid' em março. Foto / Adenir Britto/PMSJC.

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou a criação, no sábado (27), de 20 leitos de enfermaria para atendimento de covid no Hospital Municipal (HM). Mais 20 leitos estão previstos para a próxima semana, inicialmente para enfermaria, mas podendo, em caso de necessidade, ser convertidos em leitos de UTI.

O anúncio chega em um momento em que a ocupação de leitos de UTI para atender pacientes de covid-19 causa preocupação. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (26), até as 16h daquele dia a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 nas UTIs públicas e privadas do município era de 85,3%. No HM, era de 76,3%.

40 leitos

A estrutura do HM da Vila Industrial (região leste) recebeu alterações para possibilitar a criação dos 40 novos leitos. Segundo a Prefeitura, foi feita “uma reorganização momentânea que inclui alteração nos locais de atendimento e suspensão temporária de procedimentos eletivos, cujo adiamento não oferece risco ao paciente”.

Além disso, “desde a última quinta-feira [25 de março], as consultas com especialistas, antes realizadas dentro do HM, passaram a ser oferecidas provisoriamente no Ambulatório da Mulher”. A Prefeitura garantiu que cirurgias de urgência, emergência e casos com alta prioridade de atendimento serão realizados normalmente.

Com os 20 leitos criados no sábado, mais os 20 previstos para a próxima semana, estão sendo gerados 60 novos “leitos covid” de enfermaria no mês de março no Hospital Municipal.