Quase meio século depois da inauguração oficial, o Teatrão está pronto. Foto / Adenir Britto/PMSJC.

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO, com Wagner Matheus

O antigo Teatrão da Vila Industrial está recebendo os últimos retoques para tornar-se a sede das categorias de base do esporte da cidade, que estão reunidas no Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos.

No local, funcionará o Centro de Treinamento do Atleta Cidadão e também serão atendidos esportistas apoiados pelo Departamento de Esportes de Alto Rendimento, que reúne as equipes “de ponta” do município.

O “novo Teatrão” tem capacidade para 4 mil pessoas sentadas. Na parte inferior das arquibancadas foram criadas 22 salas para receber as modalidades que usarão o ginásio e também uma sala destinada ao Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física).

Estrutura completa

A obra está praticamente pronta, incluindo a parte estrutural do ginásio, as rampas de saída das arquibancadas e todo o sistema hidráulico e elétrico das salas.

Agora, estão sendo instaladas telas de proteção para as arquibancadas e os gradis de controle de acesso aos vestiários e para tráfego de emergência. Em seguida, será feita a adequação da drenagem externa e limpeza geral.

Com a conclusão do piso flutuante da quadra, o ginásio já pode receber competições oficiais e treinamentos das equipes de voleibol, basquete, futsal, handebol, ginástica e lutas. Também serão realizados no novo espaço os Jogos Intercentros, que reúnem alunos das unidades esportivas da Prefeitura, e outros eventos ligados ao esporte da cidade.

A estrutura se completa com vestiários para duas equipes e árbitros, dojô para treinos de lutas, salas para boxe e tênis de mesa, academia, fisioterapia, departamento médico, refeitório, lanchonetes, cozinha, lavanderia, sala para controle de dopagem, espaço multiuso, posto policial, administração e dois camarins para futuros eventos.

 

Inauguração do Teatrão, em 1977, com apresentação de orquestra sinfônica. Foto / João Teodoro/arquivo Pró-Memória.

 

Um histórico de abandono

WAGNER MATHEUS*

Inaugurado no dia 27 de março de 1977, no governo do então prefeito Ednardo José de Paula Santos, o Teatrão foi uma das obras de impacto iniciadas pelo prefeito anterior, Sérgio Sobral de Oliveira. A estrutura, com estilo arquitetônico arrojado para a época, deveria receber eventos esportivos e culturais, além de shows populares. A inauguração, ainda sem toda a estrutura instalada, lotou o ginásio para uma apresentação de orquestra sinfônica.

Porém, descobriu-se que a acústica da estrutura era péssima para a realização de espetáculos que exigissem som de qualidade. Esta e outra dificuldades técnicas fizeram com que o espaço não fosse utilizado em eventos importantes.

Até que, em 1981, o prefeito Joaquim Bevilacqua doou todo o complexo para o São José Esporte Clube com o objetivo de apoiar a agremiação, que disputava as principais competições de futebol do país.

Abandono

Desde sua inauguração, o complexo do Teatrão atravessou as décadas seguintes sem nenhuma utilização continuada, recebendo apenas eventos esporádicos. Por volta de 2012 teve início um movimento para a retomada pelo Poder Público porque o clube não estaria cumprindo a finalidade que levou à doação.

A retomada ocorreu em outubro de 2015 por meio de um acordo entre a Prefeitura, comandada na época por Carlinhos Almeida (PT), e o clube. O município ficou com 70% da área de 74 mil m2, enquanto o São José continuou com os 30% restantes.

Almeida anunciou um projeto de revitalização para destinar o espaço, prioritariamente, a projetos da Rede de Ensino Municipal, com possibilidade de o ginásio abrigar jogos das equipes “de ponta” de basquete e vôlei que representavam o município.

Em outubro de 2018 foi inaugurado no local o Museu Interativo de Ciências (MIC), um espaço para atividades e exposições sobre ciência e cultura com mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

Ao assumir o governo, em 2017, em seu primeiro mandato, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) retomou a vocação esportiva do ginásio e anunciou o Centro de Treinamento. Porém, com cerca de 80% da obra pronta e inauguração prevista para junho de 2019, a abertura foi adiada devido a um laudo estrutural que apontou a necessidade de possível demolição total do telhado.

Após a troca do teto anterior por uma cobertura nova em estrutura metálica, o ginásio de esportes do Teatrão finalmente, 44 anos depois de sua “inauguração”, parece estar pronto para servir como palco do esporte de base joseense.

 

*Editor do SuperBairro.