Butantan informa: insumo IFA para CoronaVac chega no dia 20. Foto / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Governo de SP confirma remessa do insumo IFA

A matéria-prima necessária para produção e envase da vacina CoronaVac, parceria do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac, deve chegar a São Paulo no próximo dia 20. Segundo o governo, foram embarcados 3 mil litros de IFA, suficientes para formular 54 milhões de doses.

O Butantan informou que as entregas de doses prontas ao Programa Nacional de Imunização, programadas para a próxima semana, serão realizadas normalmente, já que existem 2,5 milhões de doses que estão passando pelos processos de controle de qualidade.

Além disso, até 19 de abril, o instituto promete entregar 3,3 milhões de doses da CoronaVac, que já estão em produção com a matéria-prima existente.

Desde janeiro, o Butantan já entregou mais de 38 milhões de doses da vacina ao país. Considerando que a CoronaVac é aplicada em duas doses, foi o suficiente para vacinar cerca de 19 milhões de pessoas.

 

Nova vacina contra a covid-19 será testada no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de ensaio clínico de um imunizante que está sendo desenvolvido pela biofarmacêutica Medicago, do Canadá, em parceria com a farmacêutica britânica GSK.

O ensaio aprovado pela Anvisa é de fase 3, ou seja, da última etapa de desenvolvimento do imunizante, e envolverá 3.500 voluntários a partir de 18 anos. Ainda não há data para o início.

As fases 1 e 2 de análise, que envolvem testes em humanos, são realizadas simultaneamente no Canadá e nos Estados Unidos. Da fase 3, além desses dois países e do Brasil, também devem participar voluntários do Reino Unido e de países da Europa, num total de 30 mil pessoas.

A potencial vacina da Medicago/GSK usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus e é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas.