Munícipe de 63 anos recebendo sua vacina na Casa do Idoso Centro. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Esta semana será marcada pela conclusão da primeira dose da vacinação contra a covid-19 para a população considerada idosa no município. Segundo informou a Prefeitura de São José dos Campos, entre terça-feira (4) e quinta-feira (6) serão vacinados os grupos de 62 a 60 anos. São esperadas 18.663 pessoas dessas três faixas etárias. Na sexta-feira (7) deverá ser considerada encerrada a campanha de primeira dose para os de 60 anos ou mais.

Na terça, receberá a primeira dose o grupo de 62 anos, na quarta o de 61 e, na quinta, o de 60 anos. Esses grupos poderão procurar uma das quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h, ou uma das 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h.

Esta segunda-feira (3) foi a última chamada para os idosos de 68 anos completarem o esquema vacinal. Todos os que tomaram a primeira dose no período de 5 a 12 de abril foram convocados a procurar um dos postos de vacinação.

A segunda dose é muito importante. Em nota técnica, o Ministério da Saúde reforça que a população tome a segunda dose, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. O objetivo é assegurar a proteção adequada contra a doença.

Orientações sobre documentos e outras informações estão no calendário vacinal: www.sjc.sp.gov.br/vacinacao.

Desde o início da vacinação contra a covid-19, foram aplicadas 185.089 doses na cidade, sendo 133.889 em idosos, 47.259 em profissionais da saúde e 3.941 em trabalhadores da educação.

Educação tem segunda dose

A partir desta terça-feira (4) e até sexta (7), os profissionais da educação poderão receber a segunda dose da vacina. A novidade é que, agora, foi ampliado o número de pontos de vacinação.

Quem foi imunizado nos dias 12 e 13 de abril poderá completar o esquema vacinal em 45 locais. A rede é formada por todas as UBSs e o drive-thru do Cefe, das 8h às 12h; e pelas quatro Casas do Idoso, das 8h às 17h.

De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a aplicação da segunda dose neste público pode ser feita até o dia 11. Para receber o imunizante, que para este grupo será o CoronaVac, é necessário levar o comprovante de recebimento da primeira dose em São José dos Campos, comprovante de endereço e documento com foto que contenha CPF.

Em caso de perda da carteirinha que comprova a aplicação da primeira dose, o profissional da educação só poderá receber a segunda em uma Unidade Básica de Saúde.