Prepare-se: bandeira vermelha na energia elétrica em maio. Foto / Cemig/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

A conta de luz vai pesar ainda mais no bolso do consumidor neste mês de maio. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária no quinto mês do ano será vermelha, o que significa cobrança extra de R$ 4,17 para cada 100 kWh consumidos. No mês passado, a bandeira foi amarela, com cobrança de um R$ 1,34 para cada 100 kWh.

De acordo com a Aneel, abril marcou o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas regiões das principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. E o período terminou com o pior aporte hidráulico da história do sistema, medido desde 1931.

Ou seja, os principais reservatórios começam o período mais seco do ano com estoques reduzidos de água, um cenário desfavorável para a produção de energia pelas hidrelétricas.

Para evitar consumo alto de energia e, consequentemente, contas mais caras, a Aneel recomenda economizar usando a energia de forma consciente. Algumas das principais dicas: tomar banhos mais curtos, de no máximo 5 minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado e apagar a luz ao sair de um cômodo.