As gestantes e puérperas continuam sendo vacinadas. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Até o final da semana, a vacinação contra covid-19 em São José dos Campos irá avançar no grupo de pessoas com comorbidades. Na quinta-feira (20), serão vacinadas as pessoas com idade entre 47 e 49 anos ou mais. Na sexta (21), será a vez do grupo com 45 e 46 anos ou mais. Todos receberão o imunizante da AstraZeneca.

Para comprovar comorbidade autorizada pelo Governo do Estado, é obrigatório apresentar original e cópia (que ficará retida) de relatório, receita ou prescrição médica (pelo menos dos últimos 12 meses) com CRM legível. Os comprovantes devem ter sido emitidos há no máximo 12 meses. Também devem ser levados documento com foto que tenha CPF e comprovante de residência em São José dos Campos. As comorbidades autorizadas estão relacionadas na página www.sjc.sp.gov.br/covid-1dose.

Os postos de vacinação para esse grupo são as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 12h, e as quatro Casas do Idoso, das 8h às 17h.

Deficientes com BPC

Começou na quarta-feira (19) –e continua nesta quinta– a vacinação de pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tenham de 45 a 49 anos ou mais. Eles se juntaram aos demais integrantes do grupo com idade superior, que continuam sendo imunizados. A vacina é a da AstraZeneca.

Fazem parte desse grupo os indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, enxergar mesmo com uso de óculos, ou com alguma deficiência intelectual permanente que limite as atividades habituais, como trabalhar e ir à escola.

Para receber a primeira dose é necessário apresentar documento oficial com foto que tenha CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos, além do original do cadastro no BPC que demonstre ser beneficiário, acompanhado da cópia, que ficará retida no local de vacinação.

As vacinas serão aplicadas nas 40 UBSs e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h.

Motoristas e cobradores

Também começaram a ser vacinados os motoristas e cobradores do transporte público coletivo urbano. Os profissionais devem fazer o pré-cadastro na página https://vacisetrans.sp.gov.br e imprimir o QR Code de validação da inscrição que será enviado por e-mail. A apresentação do código, assim como o documento oficial com foto e CPF e comprovante de residência são obrigatórios para receber a vacina.

A imunização será feita nesta quinta e sexta nas quatro Casas do Idoso, das 8h às 17h, e no drive-thru do Cefe, das 8h às 12h.

Gestantes e puérperas

É preciso apresentar documento oficial que tenha CPF, comprovante de endereço na cidade e cartão de pré-natal atualizado (para grávidas). No caso das puérperas com até 45 dias após o parto é exigida a certidão de nascimento da criança. Também é necessário levar original e cópia de relatório com especificação da comorbidade ou da prescrição médica, datado pelo menos dos últimos seis meses, com CRM legível.

A vacinação continua sendo feita em todas as 40 UBSs e no drive-thru do Cefe, das 8h às 12h.

Onde se informar

Mais informações sobre a vacinação contra a covid-19 estão no calendário www.sjc.sp.gov.br/vacinacao.

Desde o início da campanha de imunização, a Prefeitura aplicou 250.973 doses, sendo 163.475 em idosos; 61.347 em profissionais de saúde; 8.058 em profissionais da educação; 17.768 em pessoas com comorbidades; e 329 em motoristas e cobradores.

Vacina contra a gripe

Continua a segunda etapa da vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum), que beneficia quem tem 60 anos ou mais e professores que comprovem estar exercendo a atividade.

As pessoas que pertencem aos grupos aptos a receber tanto a vacina contra gripe quanto contra covid-19 devem aguardar 14 dias entre um e outro imunizante. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o intervalo entre as duas vacinas é necessário para que as reações de uma e de outra, caso ocorram, possam ser identificadas. Idosos devem apresentar documento com foto e CPF, e professores, documentação que comprove vínculo ativo com escolas de nível superior ou básico. Se possível, levar a caderneta de vacinação.

A vacina contra a gripe está disponível nas 40 UBSs, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas às 12h.