Idosa recebe vacina contra a gripe na UBS da Vila Maria, na região central. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Até o final da campanha deste ano, estima-se que 279 mil pessoas devam ser vacinadas contra a gripe em S. José

 

DA REDAÇÃO

Faltando um mês para o final da campanha deste ano, até o dia 1º somente 36,2% dos idosos, o público-alvo mais importante para receber a vacina, se imunizaram contra a gripe em São José dos Campos. A vacinação tem prazo para terminar em 9 de julho.

Nesta quarta-feira (9), começa a terceira e última etapa da campanha nacional de vacinação. Serão atendidos os seguintes grupos: pacientes com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, indivíduos privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Esses grupos se somam aos das duas primeiras fases que, segundo a Prefeitura, continuarão a ser vacinados. São os idosos, professores, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas –mães com até 45 dias após o parto– e crianças de 6 meses a menos de 6 anos.

Até o dia 1º foram aplicadas 85.785 doses da vacina contra a gripe. Os grupos com maior cobertura até agora são as gestantes (51%) e crianças (50,3%), seguidos dos profissionais da saúde (49,7%), puérperas (46%), idosos (36,2%) e professores (27%). O público total estimado é de 279.643 pessoas.

Documentos e locais

A aplicação da vacina está sendo feita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas às 12h.

Quem recebeu o imunizante contra a covid –AstraZeneca ou CoronaVac– deve esperar 14 dias para tomar a vacina contra a influenza. Esse é o tempo necessário para que as reações de uma ou outra possam ser identificadas, caso ocorram. É necessário apresentar carteirinha de vacinação com o registro da primeira ou das duas doses recebidas.