Serão aplicadas 8.670 doses da vacina da Pfizer nos grupos definidos. Foto / Fotos Públicas

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Aplicadores estão sendo treinados para seguir as regras do novo imunizante, que veio se somar à CoronaVac e AstraZeneca

 

DA REDAÇÃO

A vacina da Pfizer começa a ser aplicada em São José dos Campos nesta sexta-feira (11). O novo imunizante será usado para oferecer a primeira dose aos profissionais da educação de 40 a 44 anos, aeroportuários, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência grave.

A nova vacina tem regras específicas de manuseio e aplicação. Por isso, todos os profissionais que atuam na aplicação passarão por treinamento para seguir os critérios estabelecidos pelo fabricante. O município vai receber 8.670 doses para os públicos escolhidos.

Educação e aeroportuários

A vacinação dos profissionais da educação será feita de forma escalonada por idade. Nesta sexta, serão atendidos os que têm entre 40 e 44 anos que já estejam cadastrados pelo Governo do Estado.

É necessário apresentar documento com foto que tenha CPF, comprovante de residência em São José dos Campos e o comprovante com QR Code enviado por e-mail após a validação do pré-cadastro no site Vacina Já.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) enviou uma lista de 429 nomes à Prefeitura, indicando os profissionais que deverão ser vacinados. Somente os indicados nessa relação serão imunizados.

Os dois grupos poderão se vacinar no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h, e nas quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h.

Gestantes, puérperas e deficiência

Também a partir desta sexta, gestantes e puérperas com ou sem comorbidade e pessoas com deficiência grave, inscritas ou não no BPC (Benefício de Prestação Continuada), passam a ser imunizadas com a vacina da Pfizer, que será aplicada exclusivamente no Cefe, das 8h às 12h, e nas Casas do Idoso, das 8h às 17h.