Os paraciclos servem para a guarda, com segurança, de bicicletas nas proximidades de espaços públicos
DA REDAÇÃO
A região do SuperBairro ganhou, nos últimos dias, mais dois paraciclos, na entrada do Parque Vicentina Aranha (Vila Adyana) e na calçada do prédio do Procon (Jardim São Dimas). Neste ano, já havia sido instalado um no Poupatempo (Jardim das Colinas).
O paraciclo é um suporte para estacionamento e fixação de bicicletas instalado próximo a espaços públicos com o objetivo de proporcionar maior segurança à população.
Cada paraciclo possui cinco estações para a guarda das bicicletas. O ciclista é responsável pela segurança da sua bicicleta, com o uso de corrente e cadeado próprio.
53 paraciclos
A cidade conta atualmente com 53 paraciclos e a previsão é de que outros 30 sejam implantados, sendo dez nesta primeira fase e outros 20 em uma segunda etapa.
Os locais são definidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos. A Urbam (Urbanizadora Municipal) é a responsável pelos serviços de implantação.
No Vicentina
O paraciclo do Vicentina Aranha está em fase de secagem para, em seguida, ser aberto à população. Segundo a Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), responsável pela gestão do parque, foram instalados 11 dispositivos tubulares que poderão receber 22 bicicletas.
O arquiteto e urbanista Felipe Ferri, responsável pelas obras de conservação e restauro do parque, disse que a instalação vem atender a uma demanda do município, que hoje conta com uma malha cicloviária com mais de 150 quilômetros de extensão. Segundo ele, o paraciclo “vai oferecer mais conforto aos frequentadores”.
Prova disso é Larissa, moradora no Jardim do Golfe (região oeste), que foi ao parque nesse sábado (12) levando a filha Nina em sua bicicleta. “Não sabia que iriam instalar, é bom para quem vem de bike ao Vicentina Aranha”, disse ela.