Sede da empresa no Jardim Aquarius, região oeste: seis dias de interrupção no Facebook e Instagram. Foto / mLabs/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Cerca de 330 mil usuários ficaram seis dias sem postar conteúdo pela ferramenta de gestão de redes sociais

 

ANA LÍGIA DAL BELLO

 A mLabs, startup de gerenciamento de redes sociais de abrangência nacional sediada em São José dos Campos, foi reativada no Facebook e Instagram após seis dias de serviço interrompido pelo time de Mark Zuckerberg.

Por causa da interrupção, cerca de 330 mil empreendedores, inclusive de pequeno e médio portes, ficaram impossibilitados de manter suas rotinas de posts pela ferramenta.

Quando foi retirada do ar, dois dias antes do Dia dos Namorados, 39 milhões de posts de clientes foram removidos, incluindo promoções, sorteios e eventos relacionados à data comemorativa. Perfis da direção da empresa também foram excluídos.

No dia seguinte, os posts dos usuários retornaram às duas redes, mas novas publicações foram impossibilitadas até que a mLabs e o Facebook entrassem num acordo, o que foi concluído nessa quinta-feira (17).

As funcionalidades de gestão e agendamento de conteúdos para YouTube, Twitter e LinkedIn também conectadas à mLabs, continuaram estáveis.

O Facebook alegou que a empresa coletou dados sem autorização, o que só poderia ser feito com o uso de APIs (conexões digitais entre plataformas distintas), após análise do Facebook. A startup precisa ter acesso ao login e senha de seus clientes para o agendamento de publicações, o que é feito com a autorização dos usuários.

Desde 2018, o Facebook oferece o Estúdio de Criação, ferramenta com funções similares às da mLabs para publicar, mensurar o desempenho e interagir com os fãs nas contas do Facebook e Instagram.

Já a startup respondeu que não foi avisada sobre o problema e nem teve tempo de se adequar à nova API. Em nota, a empresa reforçou que “não se apropriou e nem se apropria de quaisquer dados dos seus clientes visando a prática de atos que prejudiquem a experiência no Instagram”.

Enquanto se adequa às APIs, a mLabs tenta minimizar o impacto nos negócios de milhares de usuários e o fato de que não poderá mais oferecer serviços como gestão de mensagens privadas e agendamento de stories.

Como compensação, a empresa comunicou que todos os seus clientes poderão utilizar gratuitamente a ferramenta durante o dobro de dias em que os recursos do Instagram e Facebook ficaram inativos.