Cerca de 4.500 pessoas estão sendo esperadas; veja também onde podem se vacinar outros grupos, segunda dose e gripe
DA REDAÇÃO
A vacinação de adultos contra a covid-19 continua avançando no grupo de adultos não idosos em São José dos Campos. Nesta segunda-feira (21), será a vez das pessoas com 45 anos. A Prefeitura calcula que cerca de 4.500 pessoas integram essa faixa etária.
A vacinação será feita em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h. É recomendado a quem procurar uma UBS para receber a vacina, que chegue até as 15h30.
Também serão imunizadas, nos mesmo locais e horários, as gestantes e puérperas que ainda não foram receberam a primeira dose.
A vacina para esses grupos será a Pfizer. Todos deverão apresentar documento oficial com foto que tenha CPF e comprovante de residência.
Outros grupos e 2ª dose
Quem tem 46 anos ou mais, ou integra os demais grupos e convocados até agora e não pôde tomar a 1ª dose da vacina na data marcada, poderá procurar uma das quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h. Nesses casos, a vacina será a AstraZeneca.
A aplicação da segunda dose da vacina, tanto Astrazeneca quanto CoronaVac, também será aplicada nas Casas do Idoso, das 8h às 17h.
Números da vacinação
Com 374.959 doses aplicadas até a tarde de sexta-feira (18), a campanha de imunização contra a covid-19 já alcançou 52,83% da população adulta com a primeira dose. Segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 537.703 pessoas com 18 anos ou mais vivem em São José.
De acordo com a Prefeitura, a vacinação está ganhando maior velocidade, com recordes atingidos nos últimos três dias. Foram imunizadas 11.739 pessoas na terça-feira, 13.146 na quarta e 14.551 na quinta-feira. Somadas ao rescaldo de vacinados de sexta-feira, chegou-se ao total de 45.758 pessoas imunizadas em quatro dias. A previsão inicial era vacinar 37 mil pessoas nesse período.
Internações e mortes
A Prefeitura também informou que as internações por covid estão diminuindo na cidade em comparação com a primeira semana de junho. De acordo com o boletim divulgado na tarde de sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid nos hospitais públicos e privados da cidade é de 76,6% nas UTIs e 51,3% nas enfermarias. No Hospital Municipal, o percentual é, respectivamente, de 80,3% e 58,9%.
Com sete mortes notificadas nas últimas 24 horas, até sábado o total de vítimas fatais da covid chegou a 1.650. Também foram registradas três mortes suspeitas e sujeitas a confirmação. Até agora ocorreram 79.579 casos da doença no município.
Gripe
A partir de segunda-feira a imunização contra a gripe (Influenza e H1N1) passa a ser oferecida em todas as Casas do Idoso, também das 8h às 17h. Confira os públicos prioritários na página “vacinação em SJC” do site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).