São José dos Campos –mais uma vez– terá representantes no Rally dos Sertões, a maior prova do gênero das Américas, que chega à sua 29ª edição com término no dia 22 de agosto. Os irmãos Ramon e Moara Sacilotti disputam a competição com largada nesta sexta-feira (13) na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.
Será a 21ª participação de Moara, que foi a primeira mulher a competir de moto no evento. Na edição passada, ela ficou em sexto lugar.
Das motos para o carro, Ramon, que soma sete títulos de campeão brasileiro de rally, estreia neste ano como navegador ao lado do experiente piloto José Hélio –que carrega na bagagem cinco títulos do Sertões.
A paixão pelas motos, herdada do pai Gilberto –ex-piloto de motocross– é vivenciada pelos irmãos, que são guias e instrutores de pilotagem na agência Caminhos das Serras, especializada em trilhas de motos monitoradas pela serra da Mantiqueira.
Veterano
Outro competidor de São José dos Campos que vai encarar o Rally dos Sertões é Jean Azevedo. Aos 47 anos e dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country, Jean é referência quando se fala em rally no Brasil. Um dos maiores representantes do país no Rally Dakar, com 18 participações, o piloto da equipe Honda Racing desde 2013 é heptacampeão do Rally dos Sertões na geral das motos.
Sertões
O maior rally das Américas chega à sua 29ª edição para fazer história. A prova tem pela primeira vez o percurso concentrado no Nordeste –um roteiro 100% sertão. Com início em Pipa (RN) nesta sexta (13), término em Tamandaré (PE) no dia 22, o evento atravessa sete dos nove estados nordestinos: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Alagoas e Ceará.
Acompanhe os passos da Moara no Rally dos Sertões pelo insta @moarasacilotti e do Ramon pelo @ramon512. Jean Azevedo pode ser seguido no @jeanazevedopiloto
> Henrique Macedo é jornalista (MTb nº 29.028) e músico. Mora há 40 anos na Vila Ema.