Boulevard du Temple, em Paris. Foto / Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Semana passada, no artigo “O Retrato”, comentei a primeira foto de uma pessoa. Achei oportuno voltar a esse tema.

A daguerreotipia do Boulevard du Temple, foi produzida por Daguerre (Louis Jacques Mandé Daguerre, 18/11/1787 – 10/07/1857) entre os dias 24 de abril e 4 de maio de 1838, antes mesmo que ele divulgasse ao mundo o seu invento, o daguerreótipo.

Trata-se de uma paisagem urbana que mostra uma esquina parisiense, foi produzida a partir de uma das janelas de seu estúdio, ou de sua residência, que ficava no andar superior do estúdio, do lado oposto da esquina fotografada. Devido ao prolongado tempo de exposição, de mais de dez minutos, carruagens e cavalos que transitavam por aquela importante via do centro de Paris eram demasiados rápidos para serem registrados pelo daguerreótipo, mas uma dupla no canto inferior esquerdo da cena permaneceu, se não imóvel, pelo menos no mesmo lugar, por tempo suficiente para que fossem registrados, um engraxate e seu cliente.

O engraxate e seu cliente. Foto / Reprodução

Não sabemos quem eram, nem nunca saberemos. Ainda assim, entraram para história como as primeiras pessoas a serem fotografadas. Outros, não muito nítidos, podem ter sido flagrados nessa mesma exposição. Observe atentamente no banco da calçada, próximo ao engraxate e seu cliente. Você consegue identificar um casal ou alguém lendo o jornal? Numa das janelas do prédio, em primeiro plano, seria um garoto, ou uma garota observando o daguerreotipista?

Um casal ou alguém lê jornal. Foto / Reprodução
Alguém observa da janela do prédio. Foto / Reprodução

Nos primeiros 15 anos o daguerreótipo se difundiu pelos grandes centros urbanos da Europa e muito mais pelos Estados Unidos. Ele produzia uma imagem única numa placa metálica, a imagem era espelhada, invertida, horizontal e verticalmente. A inversão vertical se corrigia girando a placa, a horizontal não havia como corrigir. O alto custo da daguerreotipia foi um obstáculo à sua popularização. Isso só seria alterado com a introdução do negativo, que também resolveria o problema da imagem espelhada.

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> Mário Lúcio Sapucahy é repórter fotográfico e Doutor em Geografia; começou a fotografar em 1974 com filme Kodak Tri X.

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