A primeira edição de verão do tradicional Festival de Inverno, criado em 1970, será aberta no dia 22 de janeiro
DA REDAÇÃO
A partir do dia 22 de janeiro a cidade de Campos do Jordão irá sediar a primeira edição do Festival de Verão. Durante três semanas, até o dia 13 de fevereiro, o evento terá 54 apresentações de música popular e erudita. Consagrado como o mais importante da América Latina, o tradicional Festival de Inverno da cidade passa, agora, a ter uma segunda edição anualmente.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a proposta do Festival de Verão é ampliar ainda mais o alcance do festival e explorar novas linguagens e formatos musicais. O festival terá 26 concertos presenciais gratuitos e 22 apresentações online.
Novo auditório
O evento também marcará a inauguração do auditório do Parque Capivari, com capacidade para 700 pessoas e 110 músicos em um palco com 250 m2. O novo espaço irá abrigar a abertura e o encerramento do festival. As atrações se estenderão ao Palácio Boa Vista e ao Auditório Claudio Santoro.
Depois das transmissões ao vivo inauguradas no Festival de Inverno deste ano, a edição de verão seguirá com concertos exibidos no YouTube do evento e também na plataforma #CulturaEmCasa. Serão ao todo 22 apresentações online.
O festival contará também com um módulo pedagógico reunindo 70 alunos, de 16 a 30 anos, divididos em três modalidades: instrumento, canto popular e composição. Ao mesmo tempo, serão oferecidas seis masterclasses na cidade, onde os bolsistas irão se hospedar e estudar.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima. Segundo a Secretaria de Cultura, o evento foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA, que combina programação de música de concerto e trabalho pedagógico.