Lula e Haddad: palanque pesado em outubro. Foto / Ricardo Stuckert/PT

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Talvez pela primeira vez na história das eleições no Brasil irá haver tanta complexidade para a formação das chapas e organização dos palanques dos candidatos majoritários.

Quando se acha que está tudo resolvido no apoio a um candidato à presidência, vêm as chapas para os governos estaduais. E como se não bastasse, chega outro fator complicador: as federações partidárias.

É por essas e outras que podem acontecer situações esdrúxulas, como, por exemplo, o prefeito Felicio Ramuth (PSD), antipetista de carteirinha, ir parar diretamente no palanque do ex-presidente Lula e do seu ídolo (ou ex-?) Geraldo Alckmin.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, não esconde de ninguém que é político à moda antiga, conversa com todo mundo. Exemplo disso foi o recente encontro entre ele e Lula, quando o pessedista reafirmou que sua prioridade é ter candidato próprio. Mas, obviamente, nada impede que em um segundo turno o apoio do PSD vá para o petista.

Da mesma forma, Alckmin, que seria o nome no qual Felicio, Anderson, Cury, Emanuel e companhia joseense apostavam tudo, agora parece estar agindo nos bastidores para facilitar a candidatura do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT).

Alckmin, segundo esse roteiro, iria para o PSB de seu ex-vice Márcio França, disputaria a eleição para presidente como vice de Lula, ajudaria Haddad e contribuiria para o faturamento de alguns psiquiatras no atendimento a quem achava que ele era um candidato antipetista e de centro-direita.

E o prefeito Felicio? Também pode ter que procurar ao menos um psicólogo. Afinal, é muita novidade de uma vez só. Caso seja o candidato do PSD, ele teria em Alckmin um adversário indireto na eleição. Da mesma forma, teria a famosa base de apoio ao Executivo em São José distribuída por vários palanques. E, no final de tudo, caso não se eleja, pode ver o seu partido apoiando os candidatos do PT em um segundo turno, tanto para o governo de SP quanto para a presidência da República.

É mole? Não é. Ou seja, este jogo tem que ser acompanhado passo a passo, não dá para antecipar nenhum lance como eu tentei fazer aqui. Alguém conhece um bom psicólogo?

PUBLICIDADE

PONTO A PONTO

Será que vale a pena?

Inicialmente, foi criada a Internet, para troca de informações e artigos entre cientistas dos principais países do mundo. Depois, vieram as redes sociais, cada uma para facilitar um pouco mais a vida humana, estreitar relacionamentos, ampliar o conhecimento.

Aí chegamos ao ponto em que estamos hoje. Na foto, o ex-ministro “boiadeiro” Ricardo Salles não se envergonha de publicar nas tais redes sociais duas montagens grotescas. Uma, atribuindo ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a “glória” de ter evitado a 3ª Guerra Mundial ao embarcar em um avião e descer na Rússia de Putin, onde se desenrola o imbróglio com a vizinha Ucrânia. A outra, uma montagem da revista norte-americana “Time” com o mesmo padrão de baboseiras.

A pergunta que fica é: será que valeu a pena mesmo a criação da Internet e das redes sociais? Pense nisso.

De mau gosto: ex-ministro posta e diz que era brincadeira. Foto / Facebook/Reprodução

Era brincadeira

No início da tarde desta terça-feira, Salles falou à coluna Painel, da “Folha de S. Paulo”, que era tudo brincadeira. “É óbvio [que não era sério]. O Bolsonaro nem chegou na Rússia ainda. As pessoas estão muito sem senso de humor. Está todo mundo muito aguerrido. Não tem cabimento isso”, reclamou.

Alguém já falou que o ex-ministro Ricardo Salles não sabe brincar? Pronto, falei.

A verdade vem de Moscou

Longe dos delírios dos bolsonaristas, o nosso herói está, pelo menos até a tarde desta terça-feira (15) no horário de Brasília, desempenhando um papel bem mais modesto na Rússia. Segundo relato do respeitado jornalista Jamil Chade, colunista do portal UOL, na verdade Bolsonaro encontra-se confinado no hotel em Moscou em razão das rigorosas regras sanitárias contra a covid-19 exigidas pelo Kremlin para um contato com o presidente Vladimir Putin.

A princípio, a diplomacia russa exigiu um total de cinco testes de covid de Bolsonaro e equipe. Segundo Chade, o presidente já se submeteu a um teste dentro do avião e terá que fazer outro entre esta terça ou quarta-feira. Além disso, desembarcou do avião usando máscara.

Ou seja, não é o “salvador da pátria” chegando para acabar com uma guerra.

Falando em Rússia…

Os Estados Unidos e os países europeus que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciaram tantas vezes a tal guerra entre Rússia e Ucrânia que parece que ficarão tristes se ela não acontecer. Não seria melhor ter deixado, desde o início, russos e ucranianos conversarem sozinhos?

O que se sabe é que, além de países irmãos, são dois povos irmãos. A Rússia, na verdade, nasceu na Ucrânia e sua primeira capital foi a cidade ucraniana de Kiev. Durante séculos, as fronteiras entre eles eram abertas.

Será que o interesse da Otan e EUA está na paz ou na guerra?

PT joseense se assanha

A cada pontinho que o seu pré-candidato Lula sobe nas pesquisas, os petistas joseenses ficam mais assanhados com suas novas perspectivas. As vereadoras Amélia Naomi e Juliana Fraga têm aumentado a carga de denúncias sobre supostas irregularidades do governo Felicio, ou sobre reivindicações não atendidas, como o gatilho salarial dos servidores municipais.

O ex-vereador e presidente do partido, Wagner Balieiro, também não tem poupado críticas ao governo, focando na questão dos contratos assinados com duas empresas do Grupo Itapemirim para a operação do transporte coletivo.

Até o ex-prefeito Carlinhos Almeida ressurgiu nas redes sociais para comemorar supostos 47% que Lula teria em São José dos Campos, segundo pesquisas. E quem lhe passou esse número? O petista explicou em seu Facebook que foi o próprio prefeito Felicio Ramuth (PSD). Para provar o que disse, Carlinhos reproduziu trecho de vídeo de uma entrevista em que Felicio realmente dá Lula com 47% de intenções de voto no município.

“A verdade é que a ficha está caindo. As pessoas estão se lembrando como estava o país e a vida do povo durante o governo Lula”, tripudiou Carlinhos.

Carlinhos: comemoração com ajuda de Felicio. Foto / Facebook/Reprodução

Ganharam, mas vão levar?

Fato novo na questão do reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica, concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como um misto de “provocação” a prefeitos e governadores e jogada eleitoral. Nesta terça-feira (15), a Frente Nacional de Prefeitos divulgou parecer sustentando que a portaria é inconstitucional.

“A Constituição de 1988 chegou ao ponto de dispor que a União não intervirá nos estados, nem no Distrito Federal. A autonomia orçamentária municipal é uma garantia essencial da qual a Constituição não abre mão”, diz um trecho do documento. Sendo assim, a entidade defende que as prefeituras podem definir, cada uma à sua maneira, como aplicar o reajuste de salário da categoria.

Falta agora a reação do Ministério da Educação. Vamos aguardar o próximo “round”.

Janaína vem a S. José

Leticia Aguiar e Janaína Paschoal: presença conservadora neste sábado em SJC. Foto / Divulgação

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSC), que nasceu para a política ao se tornar coautora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), vem a São José dos Campos no próximo sábado (19). Ela irá proferir palestra sobre a exigência do passaporte sanitário, que tem sido aplicado para a entrada em espetáculos públicos, viagens e outros eventos.

Janaína é autora do projeto de lei 668/2021, contrário à adoção do passaporte. Outros quinze deputados são coautores do projeto, entre eles a joseense Leticia Aguiar (PSC).

“Nós apoiamos a vacinação, apoiamos que as pessoas tenham acesso à vacinação, e quem quiser se vacinar que tenha esta liberdade de escolha, mas aquelas que não acharem seguro se vacinar, que tenham garantida sua liberdade de ir e vir”, defende Janaína.

O Conexão Conservadora será realizado das 10h às 13h, no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo. [Clique aqui] para inscrições antecipadas.

O ingresso é solidário (1Kg de alimento), com doação para a Instituição Pró-vida, Associação Guadalupe.

Ah… usar qualquer peça de cor vermelha não é uma boa ideia.

PUBLICIDADE

NA CÂMARA

Mais um concurso

Têm prazo até o dia 21 de março as inscrições para o concurso público da Câmara que irá preencher 21 vagas no cargo de auxiliar legislativo, com salário líquido de 1.845,13.

Os benefícios são auxílio alimentação, vale-transporte, reembolso parcial de plano de saúde e reembolso parcial para curso de graduação ou pós-graduação. Os candidatos devem ter ensino fundamental e uma vaga é reservada a pessoas com deficiência.

O edital está no site da Câmara Municipal [www.camarasjc.sp.gov.br] e da Fundação Vunesp [www.vunesp.com.b], que irá aplicar a prova.

Enquanto isso, o concurso para técnico legislativo está em andamento, atualmente na fase de análise de recursos contra o gabarito e da nota da prova objetiva. Mais de 20 mil pessoas se inscreveram em busca de uma vaga.

Haja palanque…

Palanque federal: Lino Bispo foi a Santos para ver Tarcísio. Foto / Facebook/Reprodução

A campanha para governador de São Paulo promete ser emocionante. Pouco a pouco os vereadores joseenses vão se mexendo para dar “palanque” para os seus candidatos. Alguns deles, aliás, não escondem que pretendem disputar a eleição para deputado estadual ou federal.

O vereador Lino Bispo (PL), que foi dormir em um partido com poucas pretensões e acordou tendo o presidente da República como colega de palanque, está se mexendo.

Na última quinta-feira (10), ele foi até Santos, onde participou de um jantar no qual o ministro Tarcísio de Freitas foi a atração principal. Na legenda da foto em que aparece com Tarcísio no Facebook, o vereador esbanja otimismo: “Jantar com o Ministro Tarcísio, nosso futuro governador”.

PUBLICIDADE

GESTÃO

Chegou a hora da Arena

Foram dez anos de espera. Na próxima quinta-feira (17), finalmente a Arena de Esportes do município será apresentada oficialmente para convidados do poder público, empresários e imprensa. A inauguração oficial está prevista para o mês de março.

Nesta quinta, além da Farma Conde Arena –nome oficial do complexo esportivo erguido no Jardim das Indústrias, na região oeste– haverá uma apresentação da equipe do Farma Conde Vôlei para a temporada 2022/23.

O Grupo Conde será responsável pela administração, gestão, manutenção, operação e exploração do espaço pelos próximos 20 anos, com possibilidade de renovação por mais 10 anos.

Será um longo casamento. Espera-se que os noivos se entendam bem.

Explicando o “case” CSI

CSI: ferramenta da Cidade Inteligente. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Também nesta quinta-feira, no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, será realizado o evento Cidades Conectadas. A atração principal será a apresentação do “case” do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) como parte do processo de certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente.

O CSI é subordinado à Secretaria de Proteção ao Cidadão (Sepac) da Prefeitura e faz monitoramento inteligente para aplicação nas áreas de segurança, mobilidade, defesa civil e ação social.

Se tudo correr bem, São José será o primeiro município brasileiro a obter o selo de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais.  Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação. Segundo a Prefeitura, o processo de validação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) deve ser concluído nos próximos 15 dias.

O evento será aberto às 9h, com palestras sobre soluções tecnológicas para o setor de segurança e uma visita ao CSI. [Clique aqui] para informações e inscrições.

TOQUE FINAL

Google / Reprodução
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE