Desde quarta-feira não é mais obrigatório usar máscara em locais abertos para se proteger da covid-19. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O uso continua exigido em comércios, salas de aula, transporte público e outros locais fechados

 

DA REDAÇÃO

Desde quarta-feira (9), o uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório em São José dos Campos. A Prefeitura seguiu o decreto nº 66.554, do Governo do Estado que liberou o uso em todo o estado. A medida vale para vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

O uso do acessório continua obrigatório em ambientes fechados, como salas de aulas, transporte público, comércios e escritórios. Embora não seja mais exigida em áreas abertas, a máscara pode continuar sendo um fator de proteção para as pessoas portadoras de algum tipo de doença, que são do grupo de risco ou que ainda não completaram o esquema vacinal e, por isso, estão mais vulneráveis à covid-19.

PUBLICIDADE

Vacinação

Enquanto isso, a campanha de vacinação contra a covid prossegue no município. Até o momento, 94,3% tomaram a primeira dose, 85,6% a segunda e 53,8% a terceira ou dose de reforço. No grupo de crianças de 5 a 11 anos, 55,1% receberam a primeira dose de imunização.

A Secretaria de Saúde aguarda a ida dos faltosos aos postos de vacinação. São pessoas que já poderiam receber uma das doses da vacina e ainda não o fizeram. Segundo o Vacivida, sistema do governo estadual, 51.161 pessoas são esperadas para tomar a segunda dose da vacina em São José e 178.311 a terceira ou dose de reforço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE