Vacina contra a gripe em 2022: três cepas do vírus influenza combinadas. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Desde essa segunda, podem receber a vacina, em qualquer UBS, os idosos com 80 anos ou mais

 

DA REDAÇÃO

Começou nessa segunda-feira (28) em São José dos Campos a campanha de 2022 para vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. Serão vacinados nesta etapa os idosos com 80 anos ou mais.

A imunização será feita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade durante o horário normal de atendimento. Para receber a vacina é preciso levar um documento original com foto.

A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre as cepas do vírus que estão circulando pelo planeta. O lançamento da campanha no Hemisfério Sul coincide com a entrada do frio, quando os casos de gripe são mais frequentes.

Para a campanha de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) expediu resolução definindo uma vacina trivalente que protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09 b, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Australia/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

PUBLICIDADE

Por que se vacinar

Segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação dos grupos-alvo contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

A imunização também contribui para que não surjam novas variantes dos vírus e, consequentemente, diminua o número de casos da doença, assim como as internações e óbitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE