Páscoa batendo na sua porta neste próximo domingo e as delícias dos ovos de chocolate entrando junto, para alegria das crianças, de muitos adultos e dos pets. Dos pets? Nananinanão, nem pensar em deixar seu cachorro ou gato sequer chegar perto de chocolate.
Esse é um alimento que faz um mal danado para o animal por conta de uma substância chamada teobromina, que não é digerida por nossos amigos peludos. Conclusão: essa substância vai se acumulando no organismo do animal e pode levar a um quadro de intoxicação e, se for em excesso, até mesmo à morte.
Talvez você esteja, neste exato momento, pensando assim: mentira, meu cachorro já comeu chocolate e não morreu. Primeiro, que sorte a sua, mas na maioria dos casos –quando o animal não ingere esse alimento em excesso– a situação só se complica depois de um tempo, e nem sempre você vai lembrar que foi o chocolate que fez o estrago. Mas esse alimento é um veneno sim, tanto para os cães como para os gatos.
E se o animal ingerir muito chocolate, sugiro levá-lo imediatamente ao veterinário. Bem provável que ele terá que passar por uma lavagem gástrica e receber as medicações necessárias para tratar as consequências dessa substância no seu organismo.
Pega ladrão
O grande problema é que na hora da festa, no meio daquela bagunça gostosa da distribuição dos ovos –principalmente quem tem família grande– os cachorros sentem o cheiro do chocolate e ficam em cima das crianças, pulando nos adultos e lambendo todos os farelos que encontrarem pela casa.
Fora os ladrões sorrateiros. Quem tem, sabe bem do que estou falando. Aquele animalzinho safadinho que tem todo um jeitinho de roubar alimentos, estejam onde estiverem, sem levantar qualquer suspeita.
Portanto, todo cuidado é pouco. O produto é realmente tóxico para o seu animal. Ah, e nem pense em substituir por chocolate branco, ambos fazem mal para a saúde do seu bichinho.
Interessante saber que esse é um problema que não atinge tanto os tutores de gatos, já que os bichanos não sentem o sabor doce e por isso mesmo não se interessam muito por chocolates ou qualquer outro alimento doce. Mas não dá pra afirmar que eles não vão comer.
Eu mesma, certa vez, vi um gato abocanhar um bom naco de um pudim que estava em cima de uma mesa, e se deliciar quietinho num canto da cozinha. E aí, como explicar isso? Sendo assim, por via das dúvidas, fique de olho no seu bichano.
Bom pra cachorro
E se você é daqueles que vai ficar com dó do animalzinho por ele não participar da caça aos ovos –brincadeira tradicional entre as crianças no domingo de Páscoa– não fique triste, pois já existem ovos de Páscoa feitos especialmente para os pets que podem ser encontrados em lojas especializadas.
É claro que esses ovos só possuem o formato dos que são feitos de chocolate. Alguns levam farinha de carne e outros são produzidos com alfarroba, um fruto que pode substituir o cacau e é seguro para os cães. O preço desses ovos varia de R$ 10 a R$ 50.
Outra solução para não deixar os pets sem o seu petisco na Páscoa é fazer o ovo em casa, desde que sejam usados alimentos próprios para os animais. Você encontra no YouTube uma infinidade de vídeos com receitas de ovos para cachorros e gatos.
De qualquer forma, vou deixar aqui uma receita caso você não queira pesquisar:
– 100g de alfarroba em barra (você encontra em lojas de produtos naturais)
– 1/3 de xícara de água
– 1/2 xícara de coco ralado
– Óleo de coco para untar (opcional)
– Uma panela pequena
– Uma ou duas forminhas de ovos de Páscoa de 30g (pode ser de plástico, mas silicone é mais fácil de desenformar). Pode ser de qualquer formato que quiser, caso não tenha de ovos.
Derreta as barras de alfarroba (em fogo baixo juntamente com a água). Quando o conteúdo ficar bem amolecido (bem menos consistente do que o ponto do brigadeiro), desligue o fogo e misture o coco ralado. Despeje o conteúdo nas forminhas e deixe na geladeira por pelo menos cinco horas.
Agora, mãos à obra que ainda dá tempo de você preparar um mimo saudável de Páscoa para o seu animalzinho e, com isso, impedir que ele caia na tentação de comer os ovos de chocolate. Até porque, chocolate é algo que não se divide nem com o melhor amigo. Feliz Páscoa!
Adote
> Edna Petri é jornalista (MTb nº 13.654) há 39 anos e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Mora na Vila Ema há 20 anos, ama os animais e adora falar sobre eles.