Murray e Penn estrelam o filme baseado em fatos reais. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Em 1857, foi dada ao professor James Murray (Mel Gibson: “O Patriota”, “O Preço de um Resgate”, “Até o Último Homem”) a especial incumbência de criar o Dicionário de Oxford, um dos mais famosos compêndios do Reino Unido. Essa difícil tarefa –que incluía a reunião e organização de todas as palavras da língua inglesa, seu significado e o estudo de suas origens – exigiu o esforço de vários auxiliares, entretanto a conclusão do projeto só foi possível com a ajuda do médico W. C. Minor (Sean Penn: “Milk: a Voz da Igualdade”, “Sobre Meninos e Lobos”, “A Intérprete”), um ex-militar traumatizado pela guerra e que, mesmo internado num hospício para criminosos, contribuiu com mais de 10.000 verbetes.

Baseado em fatos reais, “O Gênio e o Louco” (“The Professor and the Madman”) foi produzido na Irlanda, em 2018, com a belíssima trilha sonora de Bear McCreary (Séries “The Walking Dead”, “Outlander”, “Battlestar Galactica”), que reverbera em nossa mente por dias seguidos.

Este não é um filme simples, exige atenção aos detalhes, mas encanta as pessoas que se deixam envolver pelo caminho do conhecimento, modo que Minor encontrou para preservar um tanto de sanidade. Disponível na Globoplay e TeleCine.

> Trailer

PUBLICIDADE

Série

Servo do Povo

A vida imita a arte… ou a arte imita a vida? O então apenas ator e comediante Volodymyr Zelensky, em 2015, criou e produziu esta sátira política sobre a Ucrânia. Nela, o professor de História Vasyl Petrovych Goloborodko, sem saber que está sendo filmado por um aluno, faz uma crítica feroz à corrupção do governo de seu país; o vídeo viraliza nas redes sociais e o transforma numa celebridade, sendo –inesperadamente– eleito presidente, sem ter a mínima ideia da engrenagem do cargo e o seu entorno.

Na vida real, em 2019 Zelensky enfocou o combate à corrupção ao se candidatar à presidência da Ucrânia, como líder do partido “Sluga Naroda” (título original da série). Disponível na Netflix, ainda que tenha momentos cansativos como comédia, é um programa interessante para se conhecer um pouco da política ucraniana e muitas das belezas de um país que nos últimos três meses foi brutalmente destruído pela guerra da fúria insana de Vladimir Putin.

> Trailer

 

> Tila Pinski é jornalista (MTb 13.418/SP), redatora e revisora de textos, coordenadora editorial e roteirista. Cinéfila, reside há dez anos na Vila Ema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE