Festidança 2022: encerramento no Teatro Municipal. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Além disso, tem comida, poesia e viola caipira no Museu do Folclore e cinema de surfe no Sesc; o Retrô Dancing, no deck do Banhado, promete ser uma atração imperdível

 

DA REDAÇÃO

Poesia, arroz doce e viola caipira

O Museu do Folclore tem três atrações na tarde deste domingo. O poeta carioca Ismael Alcacibas Jones fará um varal com poesias das muitas que já compôs. Ele tem três livros publicados: “Busca Incessante” (1999), “O Poeta, o Varal e a Poesia” (2019) e “Crônicas do Poeta” (2020).

Na culinária, Ana Rosa dos Santos, 74 anos, irá preparar e compartilhar sua receita de arroz doce, iguaria bastante consumida nesta época de festa junina. O violeiro Silvio de Paula Siqueira, de Igaratá, animará o encontro com música caipira. Silvinho, como é conhecido, além de tocar viola, também faz canga de boi, uma peça de madeira encaixada sobre a cabeça dos bois para que eles possam ser atrelados a uma carroça ou arado.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Das 14h às 17h, no Museu do Folclore (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).

Museu do Folclore: comida, música e poesia. Foto / Divulgação

Três atrações encerram o Festidança

Após dez dias de espetáculos e ações formativas, o 32° Festidança chega ao fim neste domingo. A São Paulo Companhia de Dança fará três apresentações no Teatro Municipal: “Desassossegos” celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922; O duo clássico “Grand Pas de Deux de o Cisne Negro (1876)” faz parte do terceiro ato do balé “O Lago dos Cisnes”; e “Madrugada” é descrito como “um baile atemporal à luz do luar” inspirado nas “Valsas de Esquina”, de Francisco Mignone.

Evento gratuito. Para reservar seu ingresso, [clique aqui].

Às 20h, no Teatro Municipal (rua Rubião Júnior, 84 – Shopping São José (3º piso) – Centro).

PUBLICIDADE

 Deck recebe o Retrô Dancing

Fazendo parte da 32ª edição do Festidança, o Retrô Dancing estará neste domingo no deck da avenida Anchieta, de frente para o Banhado. As DJs Flavinha e a Tabitha Ventura cuidarão do som enquanto as dançarinas Renata Kátia e Sil animarão o público. O Retrô Dancing relembra o som e as coreografias das antigas danceterias que foram sucesso entre os anos 1970 e 2000.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 16h, no deck da avenida Anchieta – Jardim Nova América.

Ao ar livre: dança de discoteca no cenário do Banhado. Foto / Divulgação

Forró Floriô no Bambuzal

No espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha, o dia de São João (24) será lembrado pelo grupo Floriô com o autêntico forró pé de serra, nos moldes do tradicional Forró de Rabeca e Pífano, no qual esses instrumentos substituem o acordeon, acompanhados por uma percussão típica dos festejos juninos, como a zabumba, o triangulo pandeiro e o ganzá. O espetáculo contará com a participação do grupo de quadrilha da Casa do Idoso Centro, da Prefeitura de São José dos Campos.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h30, no Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (rua Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

Forró pé de serra anima o Bambuzal. Foto / Divulgação

Tem Festidança no Parque da Cidade

No último dia do Festidança, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva recebe, dentro do projeto cultural Circulação, o espetáculo “Respiro”. O fio condutor da obra são os temas “causa, efeito, dor, silêncio, aceitação, afeto, entre outros, que são acessados no recluso de cada ser quando se para e respira por um momento”, segundo definem seus criadores.

No mesmo local, na sequência, acontecem a performance “Corpo Estético, Corpo Estático”, com o dançarino Bruno Willi, e Jam de Música e Dança.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 17h, no Galpão Altino do Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

“Corpo Estético, Corpo Estático”: um dos três espetáculos do Festidança no Parque da Cidade. Foto / Divulgação

Cinema de surfe no Sesc

Seis curtas premiados na edição deste ano do Ficsu – Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba serão exibidos no Sesc de São José dos Campos. Em seguida, haverá bate-papo sobre o programa de formação em cinema de surfe para jovens promovido pelo Ficsu. O evento terá a participação de Victor Fisch, idealizador e realizador do festival.

Confira os filmes e diretores: “Que ondas nos aguardam?”, realizado por jovens do Ficsu Formação; “A lua nasce no mar”, realizado por jovens do Ficsu Formação; “Terral, era uma vez em 1975”, de Klaus Mitteldorf; “Fé salgada”, de Victoria Zolli e Bia Pinho; “Skimboard Nazaré”, de Loic Wirth”; e “A la mar”, de Bruno Monteferri.

Evento gratuito com classificação etária de 14 anos. Retirada de ingressos a partir das 16h30 somente para quem tem credencial plena e, a partir das 17h, para demais interessados, havendo disponibilidade de vagas.

Às 18, no auditório do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Sesc mostra e promove bate-papo sobre cinema de surfe. Foto / Divulgação

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE