Dr. Elton: com mandato cassado, saída é pisar no acelerador e se eleger à Assembleia Legislativa. Foto / Facebook/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

É sempre a mesma conversa: “Não vai dar em nada, eu tenho garantias, está tudo encaminhado”. E aí alguma coisa sai do combinado e o pior acontece. Foi isto que se deu nesta segunda-feira (12) com o vereador Dr. Elton, que deixou o MDB para entrar no PSC em busca do seu objetivo de ser candidato a deputado estadual.

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato de Elton por infidelidade partidária. A ação foi movida pelo MDB de São José dos Campos, que agora recebe de volta a cadeira que ganhou na Câmara com a eleição de 2020. Não adiantou o agora ex-vereador alegar que foi traído e abandonado pelo partido quando decidiu concorrer a deputado, sendo preterido pela chapa formada por Fernando Petiti (estadual) e Hélio Nishimoto (federal).

Curiosamente, Petiti, agora beneficiado, provou do mesmo veneno ao deixar o PSDB para ser candidato a estadual pelo MDB nas eleições de 2018. Derrotado nas urnas e sem mandato, teve que amargar um tempo fora da política até voltar a se eleger vereador em 2020.

Outros dois vereadores mudaram de partido neste ano em São José. Marcão da Academia saiu do Democratas, não ficou no sucessor União Brasil e migrou para o PSD. Juvenil Silvério também seguiu para o PSD, deixando o PSDB.

Segundo consta, Marcão está livre da degola porque o seu Democratas fundiu-se com o bolsonarista PSL para criarem o União Brasil. Nesse caso, o vereador pôde alegar que passou por desconforto com o novo arranjo e, daí, sentiu-se liberado para escolher outro rumo. Curiosamente, foi para o PSD, que hoje é mais bolsonarista que o União Brasil. Mas deixa isso pra lá… o livramento de Marcão ocorreu no final de julho.

O que resta saber sobre essa guilhotina caindo sobre o pescoço de políticos “infiéis” é se a cassação vai parar no Dr. Elton ou se ainda pode haver espaço para o TRE fazer o mesmo com Juvenil Silvério. Afinal, nesse caso não houve fusão nem nada mais de anormal, apenas a vontade de Juvenil seguir os seus companheiros atuais –Felicio Ramuth, Anderson Farias e companhia ilimitada– em um projeto que começou com um candidato a governador e se acomodou com o apoio a Tarcísio de Freitas tendo Felicio como vice em uma chapa superbolsonarista.

Juvenil (à esq.), com o vereador Zé Luís e Flavinho, candidato a federal: vai para a Assembleia, volta para a Câmara ou fica em casa? Foto / Facebook/Reprodução

Bem que o PSDB local prometeu não criar problemas para Juvenil, em reconhecimento ao que o atual presidente, José de Mello Correa, considerou como relevantes serviços prestados ao partido. Mas o PSDB estadual não se convenceu e quer o mandato.

Para o Dr. Elton e Juvenil –caso o pior venha a acontecer com ele–, existe uma luz no fim do túnel. Basta serem eleitos para a Assembleia Legislativa e esquecerem que um dia foram vereadores. Ou, no caso de derrota, remarem tudo outra vez. Um bom motivo para capricharem nesses últimos 20 dias de campanha.

PUBLICIDADE

JORNAL DA CAMPANHA

Emanuel vai à luta

O ex-prefeito Emanuel Fernandes, que colocou o PSDB joseense no mapa estadual e nacional com a vitória em 1996 que marcou o início de seis conquistas tucanas nas urnas, arregaçou as mangas para ajudar na campanha do deputado federal e ex-prefeito Eduardo Cury. Emanuel gravou para a TV e também aparece em vídeo nas mídias sociais defendendo mais um mandato para o colega.

Emanuel: gastando sola de sapato para apoiar Cury. Foto / Facebook/Reprodução

Já fez o seu Match Eleitoral?

Já pensou se os seus candidatos a deputado federal e a senador pensam mais ou menos igual a você? Ou ainda não tem candidatos a esses cargos e quer escolher os que tenham mais afinidade com as suas ideias? É simples: dê um “match”. O Match Eleitoral é uma ferramenta criada pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Você clica no link, responde umas 20 perguntas e, no final, surgem os nomes a federal e a senador cujas posições políticas são mais próximas das suas. Cuidado: você pode se surpreender com o resultado.

Copie o link, acesse e faça o seu Match Eleitoral: https://matcheleitoral.folha.uol.com.br/

PUBLICIDADE

Buscando o formato ideal

A 20 dias das eleições de 2 de outubro, muitos candidatos ainda não acertaram o tom da campanha na Internet. A aposta no clima de festa permanente, imagens da panfletagem nas ruas, jingles pouco esclarecedores, pode não ser o melhor caminho. Alguns candidatos que buscam voto na cidade, porém, estão acertando ao abordar um único tema por vídeo, falando de uma realização ou proposta. De preferência, sem pose e sem voz de orador, mas em tom intimista, como quem conversa com o eleitor na sala da casa dele.

Dois candidatos têm chamado atenção: Hélio Nishimoto (MDB) e Flávia Camargo (Podemos), que concorrem à Câmara dos Deputados. Flávia, por sinal, se redime do filme desastroso em que posou de xerife e que foi motivo de comentário na última coluna Política & Políticos.

Nishimoto: campanha propositiva e informativa nas mídias sociais. Foto / Facebook/Reprodução

Criatividade também vale

Já a “rainha da saúde”, Dulce Rita, vereadora do PSDB que disputa vaga na Assembleia Legislativa, tem se dado bem usando uma grande dose de criatividade, porém com bom gosto. Peças de campanha da vereadora remetem a programas de sucesso da TV, álbuns de jogadores de futebol e outros “insights”, sempre adaptados à divulgação dos feitos e ideias da candidata. Um deles, com o formato do antigo “Show do Milhão”, de Silvio Santos, foi bastante feliz.

Dulce imita o “Show do Milhão” de Silvio Santos: vai levar o prêmio no dia 2? Foto / Facebook/Reprodução

“Mamãe” falando de novo…

Não bastou a perda do mandato para tirar o ânimo de Arthur do Val, o notório “Mamãe Falei”, deputado estadual cassado depois de posar de “imbrochável” em viagem à Ucrânia. Pois agora ele voltou a São José dos Campos, como apoiador do seu parceiro Cristiano Beraldo, que é candidato a deputado federal pelo União Brasil. Os dois gravaram vídeo junto a uma placa com informações sobre a obra da Linha Verde. A crítica foi em cima do atraso na entrega e dos vários aditamentos no valor do contrato. Clique [aqui] para ver o vídeo.

Tudo bem, a crítica pode ser classificada como puramente eleitoral. Mas não custa a Prefeitura de São José encarar com mais atenção os seus prazos e custos. Afinal, é o que se espera de uma “cidade inteligente”.

“Mamãe Falei”: pegando no pé da Prefeitura de São José. Foto / Facebook/Reprodução

Feriado sob medida

O dia 7 de setembro era tudo o que a candidata Leticia Aguiar (PP), que busca reeleição a deputada estadual, pediu para papai do céu. Uma multidão vestida de verde e amarelo ocupou a frente do Parque Vicentina Aranha entoando a plenos pulmões o Hino Nacional Brasileiro e outros ditos patrióticos. Em seguida, um trio elétrico comandou a passeata pelas principais ruas da Vila Adyana, Jardim Apolo e Vila Ema. Festa dos 200 anos da Independência? Sim. Campanha de Leticia Aguiar? Também. Só faltou o “Véio da Havan” com seu uniforme de Zé Carioca, como definiu Olavo de Carvalho, o falecido ideólogo do bolsonarismo.

Leticia no 7 de Setembro: “grito” da Independência e campanha eleitoral ao mesmo tempo. Foto / Facebook/Reprodução

Do outro lado…

Quem também não ficou parado no feriado da Independência foi o ex-vereador Wagner Balieiro, que se identifica como o único candidato a deputado federal da região pelo “Time Lula”, ou seja, pelo PT. Balieiro, que está dobrando com vários candidatos a estadual, fez uma caminhada no emblemático bairro Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. Com direito a participação do ex-prefeito, vereador e deputado Carlinhos Almeida e da eterna vereadora Amélia Naomi.

Time petista no Pinheirinho: Carlinhos entra na campanha. Foto / Facebook/Reprodução

TOQUE FINAL

Google/Reprodução
PUBLICIDADE

> Texto atualizado às 12h23 do dia 13/9/22 para correção do partido da deputada estadual Leticia Aguiar. Ela é filiada ao PP, e não ao Patriotas, conforme foi publicado erroneamente.