A Flim promete agitar o Parque Vicentina Aranha desde a manhã até a noite, com show de Maria Gadú; o dia também tem atrações para as crianças e shows musicais em vários espaços da cidade
DA REDAÇÃO
8ª Flim
Sábado com show de Maria Gadú
A Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), em sua oitava edição, tem neste sábado uma extensa programação que irá ocupar todo o Parque Vicentina Aranha e ainda um trecho da rua Engº Prudente Meireles de Morais, que será interditado ao trânsito.
O tema deste ano é “Py – O lugar onde se pisa”. No idioma guarani, a palavra “py” é a mesma utilizada para designar “pé” e “o lugar onde se pisa”, o chão. Aberta na quinta-feira, a Flim prossegue até domingo com mesas literárias, shows, lançamentos de livros, saraus, intervenções artísticas, exposições, feirinha de artes, ações formativas, programação infantojuvenil e socioambiental, entre outras atividades.
Veja [aqui] reportagem completa do SuperBairro sobre a 8ª Flim.
Neste sábado
No Espaço Bioma, no palco em frente ao Telão de Cinema, vão acontecer as seguintes mesas literárias com escritores convidados:
– 10h – O rezo da terra – Anfitrião: Luã Apyká. Convidados: Iyá Adriana de Naná, Pai Sidnei Nogueira e Pajé Vanda Domingos, com mediação de Juliane Sousa.
– 14h – Com que olhos vemos o amanhã? – Anfitrião: Luã Apyká. Convidados: Ana Maria Gonçalves, Lu Ain-Zaila e Natalia Borges Polesso, com mediação de Guilherme Tauil.
– 16h – Viajantes: criação em movimento – Anfitrião: Luã Apyká. Convidados: Aretha Duarte, Márcia Mura e João Paulo Cuenca, com mediação de Luciana Araújo Marques.
– 18h – O pulso – Anfitrião: Luã Apyká. Escritores locais e regionais: Diego Sant’Anna, Julia Mendes, Larissa Ferreira, Marcela Ondei e Nina Dó Ré Mi sabatinam Arnaldo Antunes, com mediação de Pedro Melo.
No Palco Gaia na Gandaia, ao lado da capela Sagrado Coração de Jesus, vai ter show:
– 21h – “Quem sabe isso quer dizer amor” – Com Maria Gadú.
Evento gratuito e livre para todas as idades. A organização incentiva a doação de 1 kg de arroz para envio ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos.
No Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).
Outras atrações
Para as crianças, Pambolé
No Centro da Juventude, o projeto Território de Brincar apresenta o espetáculo “O Show da Turma do Pambolé”. O palhaço Pambolé e sua turma fazem um show com muita música, danças, esquetes circenses e palhaçaria. As músicas abordam temas como educação no trânsito, sustentabilidade, saúde, entre outros. Realização do grupo Trupe do Rizzo, de São José dos Campos.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 10h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 133 – Jardim América).
Eco Musical, o show no Mercadão
O show deste sábado no projeto Mercadão Vivo é o “Eco Musical – A Voz da Natureza”. O espetáculo, nas vozes de Cesar Pope e Fernanda Santos, usa a música para abordar temas como diversidade cultural, sustentabilidade e preservação ambiental. No roteiro, tradicionais ritmos brasileiros e internacionais, como MPB, zumba e reggae.
Além das apresentações musicais, o Mercadão Vivo conta com outras intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – Centro).
Vai ter circo no Sesc
O espetáculo infantil “Marcelino em: Pente Fino” apresenta um palhaço equilibrista que se mistura a um mágico musical. Marcelino é um maestro excêntrico que compõe com tudo que está à sua volta. Sob um fio, ele também dança, canta e emociona com um tom “chapliniano”. O personagem é interpretado pelo artista Marcelo Lujan.
Evento gratuito e livre parta todas as idades. Ingressos limitados.
Às 18h, no Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
Comédia na praça de São Chico
Na praça Cônego Antonio Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, a atração será a comédia dramática “Velhus Causus”. A peça conta a história de Sabino, um caipira que aguarda a volta a mulher que estava no hospital, muito doente. Para isso, reúne os amigos e prepara uma festa para recebê-la. Durante a espera, Sabino e os amigos vão relembrando velhas histórias assombradas e causos caipiras. Uma realização da Cia Cultural Velhus Novatos, de São José dos Campos.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 19h, na Casa de Cultura Júlio Neme (praça Cônego Antonio Manzi, s/nº – São Francisco Xavier).
Malasartes no Parque da Cidade
O espetáculo “As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes”, encenado pelo grupo Teatro do Rinoceronte, é a atração do dia pela Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A peça trata de Pedro Malasartes, que resolve conhecer o outro lado da vida. Na viagem para o além, ele chega numa encruzilhada, onde Deus e o Diabo decidem quem deve ir para o céu e para o inferno. Ao reconhecerem Malasartes, eles se desesperam e tentam empurrá-lo um para o outro, decidindo o conflito por meio do calango.
Evento livre para todas as idades com ingresso solidário (1 Kg de farinha de trigo ou fubá, que será recolhido na hora do evento). Reserva de ingressos na página de eventos do site da FCCR.
Às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).