Grupo de representantes de cidades catarinenses e do Banco Mundial visita a estação Terminal Sul da Linha Verde. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Ideia é implantar sistema de transporte coletivo em 11 cidades do estado, usando veículos elétricos, com projeto financiado pelo banco

 

DA REDAÇÃO

Representantes do Banco Mundial e de um grupo de 11 municípios de Santa Catarina estiveram em São José dos Campos na segunda-feira (14) para conhecer projetos implantados no sistema de transporte coletivo da cidade com o uso de soluções tecnológicas inovadoras, entre elas a eletrificação trazida pelos VLPs (veículos leves sobre pneus) na Linha Verde.

Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura explicaram o modelo operacional dos veículos elétricos, como autonomia, programação das linhas, tempo de viagem e aceitação da população. O sistema de priorização semafórica dos VLPs na Linha Verde também foi um dos temas de interesse dos visitantes.

O grupo foi formado por gestores dos municípios catarinenses que integram a Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), formada por Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

PUBLICIDADE

Na Linha Verde

O novo sistema semafórico da Linha Verde usa sensores e câmeras para reconhecer a aproximação de um VLP a 200 metros de distância e libera os semáforos para o veículo. Com isso, fica assegurado um trajeto contínuo e sem paradas, dando mais agilidade ao sistema.

A comitiva também conheceu a subestação de carregamento dos VLPs, a estação de embarque e desembarque do Terminal Sul, no bairro Campo dos Alemães, além de embarcar em um VLP. No CSI (Centro de Segurança e Inteligência), os visitantes conheceram o sistema de monitoramento.

Banco financia

Segundo o representante do Banco Mundial, Georges Bianco Darido, a visita teve como objetivo levar aos gestores e técnicos dos municípios que integram a Amfri as especificidades e resultados obtidos com a utilização de ônibus elétricos. “As visitas à Linha Verde e ao CSI foram excelentes e nos ajudaram também a entender os desafios do modelo”, disse.

Darido revelou que está em estágio avançado a estruturação da operação de crédito externo do Banco Mundial com os municípios consorciados à Amfri. Além de São José, a comitiva irá conhecer os sistemas de transporte eletrificado implantados em Santiago (Chile) e Santa Fé (Argentina).

Entre os objetivos do grupo está a implantação de um sistema de transporte coletivo regional para interligar os 11 municípios com veículos elétricos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE