No intervalo do serviço, ele decidiu sair para resolver umas pendências. Pegou o carro e partiu por uma estrada um tanto quanto deserta. No meio do caminho se deparou com um filhote pequeninho de gato andando de um lado para o outro próximo ao acostamento. Pensou rápido, lembrou-se da mulher, que queria muito um gatinho e resolveu resgatá-lo. Pobre homem, mal sabia ele que estava sendo vítima de uma grande emboscada.
Desceu do carro todo cheio de compaixão e –como não poderia deixar de ser–, já saiu filmando tudo para, quem sabe, postar o grande feito nas redes sociais. Abaixou-se, com uma mão pegou o gatinho e com a outra filmava o bichinho, que miava muito.
De repente, o homem começa a ouvir muitos miados e quando passa a filmar o acostamento, leva um grande susto: do chão pareciam brotar filhotes e mais filhotes de gatos. Dois, três, cinco, dez, todos vindo ao seu encontro. Acossado pelos bichos que miavam desesperadamente, o homem só sabia dizer: “Ó meu Deus, ó meu Deus, eu não vou conseguir levar todos vocês!” (Só assistindo ao vídeo deste texto para entender o desespero do homem. Clique aqui).
Essa história aconteceu com Robert Brantley, em Louisiana, nos Estados Unidos, e a cena da emboscada dos gatinhos acabou viralizando, rodou o mundo. Robert não conseguiu deixar os gatinhos na beira da estrada e levou os 13 para a sua fazenda (que benção esse homem ter uma fazenda, né não?), inclusive ele também filmou os gatinhos dentro do carro, fazendo uma bagunça após o resgate.
A mulher de Robert, que realmente estava querendo um gatinho, levou um susto quando o marido apareceu com aquela imensa ninhada. Mas o que eles não esperavam mesmo, de forma alguma, foi a repercussão positiva que o vídeo teve.
Alguns vizinhos imediatamente se prontificaram a ajudar Robert com a alimentação dos bebês felinos e várias pessoas se mostraram dispostas a adotá-los, mandando mensagens para o fazendeiro.
Trabalho em equipe
Quando assisti ao vídeo eu ri muito, porque dá a impressão de que os gatinhos tinham se organizado para fazer aquela emboscada. Tipo: você vai para a estrada e procura chamar a atenção de um humano, quando ele parar a gente sai correndo do meio do mato, miando feito uns doidos, e faz o cerco sem dar qualquer chance de fuga.
Depois me peguei pensando: quem teria sido o infeliz que deixou 13 gatinhos na beira de uma estrada para morrer?
Apesar da cena ser engraçada, não tem como não pensar que os bichinhos foram deixados ali por um uma pessoa que sequer pensou na possibilidade de dar um outro destino para eles. Esse humano também poderia ter feito um vídeo mostrando as carinhas fofas de cada um deles e, quem sabe, conseguir ajuda ou mesmo adotantes. Mas não, preferiu descartar na beira da estrada, como se fossem lixo.
Interessante como um simples vídeo é capaz de mostrar claramente as duas faces do ser humano. Aquele que acolhe e aquele que descarta. Aquele que se preocupa e aquele que não quer nem saber. Aquele que se envolve e aquele que dá as costas.
Robert, o fazendeiro, recebeu milhares de mensagens, fazendo dele quase um herói por ter salvado os 13 gatinhos, e isso talvez signifique que estamos muito carentes de bons exemplos neste mundo.
Já o ser humano infeliz que largou na beira da estrada 13 filhotinhos de gatos entregues à própria sorte, jamais poderia imaginar que esses bichinhos, danados de espertos, iriam se reunir e bolar um superplano. Um plano que deu muito certo, que teve um excelente trabalho em equipe, e um humano com um imenso coração passando na hora certa. Um final de história que não tem quem não goste, quem sabe até mesmo o infeliz…
Adote
> Edna Petri é jornalista (MTb nº 13.654) há 39 anos e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Mora na Vila Ema há 20 anos, ama os animais e adora falar sobre eles.