Kate Winslet vive a talentosa Tilly, costureira em Paris que volta à Austrália, sua terra natal. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

“The Dressmaker” (de Rosalie Ham) é o título do bestseller em que se baseia este filme australiano que chegou às telas do Brasil em 2016 com o título “A Vingança Está na Moda”. A diretora e roteirista Jocelyn Moorhouse (“Colcha de Retalhos”) conta a história da exuberante e sofisticada Tilly (Kate Winslet: “Titanic”, “O Leitor”, “Razão e Sensibilidade”), uma talentosa costureira de Paris que, depois de algumas décadas desde o seu exílio, retorna à empoeirada terra natal, na Austrália, que em muito remete aos cenários de faroeste.

Na tentativa de se reconciliar com a mãe –a desequilibrada Molly (Judi Davis: “Maria Antonieta”, “As Quatro Irmãs”)– e com o objetivo de se vingar das pessoas que a expulsaram daquele local, a atraente e talentosa Tilly vai aos poucos transformando a vida dos habitantes de seu passado com pequenas coisas, simples e belas, sempre com o intuito de trazer à tona a verdade obscura sobre os reais motivos de sua expulsão.

Também é pela costura que a protagonista vai resgatando a saúde e autoestima da mãe, de quem herdou a profissão. Amargura e memórias confusas se entrelaçam, com pespontos de um romance trágico e inesperado com o jovem Teddy (Liam Hemsworth: “Jogos Vorazes”, “Zona de Risco”) e algumas pitadas de comédia, por conta do policial Farrat (Hugo Weaving: “Até o Último Homem”, “V – de Vingança”), apaixonado por alta costura.

Destaque para o figurino, que retrata o início da década de 1950. Uma boa opção disponível na Netflix.

> Trailer

Série

‘Família Soprano’

A série ganhou 21 prêmios Emmy e cinco Globos de Ouro. Foto / Divulgação

Após 25 anos de sua estreia no canal HBO, a série dramática –com cenas cômicas e de violência– é protagonizada por Tony Soprano (James Gandolfini (“O Cidadão Kane”), um mafioso de perfil agressivo e manipulador, que demonstra amor ao cuidar da família. Casado com Carmela (Edie Falco: “Tommy”, “Nurse Jackie”), ele faz terapia com a dra. Jennifer (Lorraine Bracco: “Os Bons Companheiros”. Série “Rizoli e Isles”) para tratar de ansiedade e crises de pânico –hilárias as cenas das sessões em que ele se utiliza de metáforas para falar de suas atividades criminosas.

Alguns dos momentos de vulnerabilidade de Tony surgem na difícil relação com a mãe e diante do medo da morte de um amigo querido –também mafioso– acometido de câncer. O protagonista está sempre tentando equilibrar e resolver os problemas de sua família um tanto desajustada, com as brigas de poder da “outra família”: a máfia de Nova Jérsei.

Série vencedora de 21 prêmios Emmy e cinco Globos de Ouro, os 86 episódios das seis temporadas de “The Sopranos” (título original) estão disponíveis –só para adultos– no streaming Max (ex-HBO Max).

> Trailer

 

> Tila Pinski é jornalista (MTb 13.418/SP), redatora e revisora de textos, coordenadora editorial e roteirista. Cinéfila, reside há 12 anos na Vila Ema.

PUBLICIDADE