Objetivo é evitar que se repitam os 98 mil casos da doença em 2024; estratégia combina fumacê, larvicida e desassoreamento em rios e córregos e até o uso de drones para pulverizar áreas de difícil acesso
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta quinta-feira (6) as estratégias para evitar uma nova epidemia de dengue neste ano no município. Entre as medidas já definidas, destacam-se a Operação Casa Limpa, inovações em tecnologia, como a utilização de drones para nebulização, e uma parceria com a iniciativa privada para a distribuição de repelentes à população.
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa com a participação do prefeito Anderson Farias (PSD) e do secretário de Saúde, George Zenha. Foi anunciado um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão na compra dos itens usados no controle e prevenção da doença para a formação de um estoque de medicamentos, insumos e materiais diversos.
As medidas a serem adotadas visam evitar que se repitam os 98 mil casos da doença em 2024. Uma campanha publicitária está sendo lançada para alertar sobre a gravidade da dengue, buscando mobilizar a população para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
Fumacê
A Secretaria de Manutenção da Cidade intensificou ações específicas de combate à dengue em todas as regiões do município, entre elas o fumacê. Todas as noites, cinco caminhões fazem a nebulização. Durante o dia, o trabalho consiste na aplicação de larvicida biológico em 80 pontos da cidade, como córregos e rios, para eliminar a larva do mosquito.
Segundo a secretaria, também foram intensificados os serviços de roçada em áreas públicas e desassoreamento de rios e córregos. O serviço inclui o recolhimento de materiais inservíveis, como pneus, garrafas, latões, baldes e lonas, realizado por agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde.
![](https://www.superbairro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PREF-SJC-IPTU-JAN-2025-300X250.jpg)
Tecnologia
Drones já estão sendo usados para atuar em locais de difícil acesso pelos agentes, como empresas de reciclagem e oficinas, pulverizando inseticidas biológicos eficazes contra larvas. Os endereços são monitorados quinzenalmente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), por se tratar de pontos estratégicos com potencial para proliferação do Aedes aegypti devido à alta concentração de itens que podem acumular água parada.
O equipamento foi desenvolvido pela Uavi, uma indústria de drones instalada dentro do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O modelo é voltado para a agricultura e a faixa de pulverização chega a até 10 metros, com capacidade de 50 litros no tanque com o produto.
Vacina
A Prefeitura reforça a importância da vacinação do público-alvo como forma de prevenção. A vacina está disponível na rede pública municipal desde maio de 2024 para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.
O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Serviço
– Como fazer contato? – Segundo a Prefeitura, a população pode solicitar os serviços oferecidos através da Central 156 (site, telefone e aplicativo).
![](https://www.superbairro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ASV-HUMOR-PRA-VIDA-300X250-FEV-25.jpg)