Agente faz nebulização para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Entre sábado e quarta-feira de Carnaval, 129 agentes estarão em oito bairros da cidade realizando nebulização e inspeção de possíveis criadouros do mosquito da dengue

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que irá intensificar, durante o Carnaval, as ações para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população. De sábado (10) até quarta-feira (14), das 8h às 14h, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estarão nas ruas para orientar os munícipes e vistoriar residências.

O trabalho será realizado por 129 profissionais da Secretaria de Saúde, com ações de bloqueio e controle de criadouros e nebulização de locais com casos confirmados de dengue. As equipes atuarão nos bairros Bosque dos Eucaliptos, Jardim Satélite, Jardim Morumbi, Jardim Colonial, Dom Pedro 1º e Residencial União, todos na região sul; Vila Industrial (região leste) e Vila Iracema (região sudeste).

Cuidados

A Prefeitura reforça que é essencial a colaboração dos munícipes para o controle do mosquito, redobrando os cuidados e permitindo que os agentes entrem em suas casas para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. E acrescenta que, caso o morador identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 por telefone, site ou aplicativo.

Os principais cuidados para evitar criadouros são os seguintes: evite o uso de pratinhos embaixo das plantas; evite planta aquática; não acumule entulho e lixo; faça sempre a manutenção de piscinas e fontes, utilizando produtos químicos líquidos; retire a água acumulada da laje; mantenha a lixeira sempre fechada; guarde pneus em lugares cobertos; guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo; lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados ​​para servir água aos animais domésticos; mantenha reservatórios e caixas d’água bem tampados; mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada; se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva; ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE